NOTÍCIAS

Instituto Juruá vence o ATBC Short Video on Science Communication

15 de Junho de 2020 às 00:00

O Instituto Juruá foi um dos três vencedores do primeiro Concurso de Vídeos Curtos sobre Comunicação Científica da ATBC: Histórias de Sucesso em Biologia Tropical e Conservação. A iniciativa foi organizada pela Association for Tropical Biology and Conservation (ATBC), Mongabay, BAND Foundation, no âmbito do Smithsonian Earth Optimism Summit.

cartoon arapaima.png


Em um breve vídeo, João Campos-Silva, diretor geral do Instituto Juruá, e o cartunista Rodrigo Ayres de Araújo, conhecido como “Barão do Pirapora”, usaram um desenho animado para apresentar uma história otimista do manejo comunitário do gigante arapaima, chamado localmente de Pirarucu.

cartoon arapaima 2.png

Neste vídeo em linguagem muito acessível, os autores nos falam sobre o modelo de gestão baseado na proteção de lagos e na contagem de arapaima executada por moradores de comunidades locais na Amazônia. O vídeo mostra os resultados ecológicos desse modelo, onde não apenas as populações de arapaima foram beneficiadas, mas também muitas outras espécies aquáticas, como tartarugas de água doce, jacarés e botos. Além disso, eles apresentaram alguns benefícios sociais e econômicos que vêm melhorando consideravelmente a qualidade de vida local. O manejo comunitário do gigante arapaima é um ponto claro que pode elucidar como podemos alinhar a conservação da biodiversidade e as necessidades humanas nos trópicos.

Para assistir o vídeo clique aqui.


Tags:

Compartilhe:


0 Comentários


NEWSLETTER

Para receber a newsletter do Instituto Juruá, cadastre seu e-mail aqui.

Caso você não receba nossa newsletter, cheque o spam.