O Instituto Juruá acredita que a integração entre pesquisa científica, conhecimento tradicional e protagonismo local são fundamentais para assegurar um futuro mais sustentável e justo para a Amazônia. Nosso programa de pesquisa tem se concentrado principalmente na conservação e manejo sustentável de recursos naturais de caça, pesca e produtos florestais pelas comunidades ribeirinhas.
Utilizamos técnicas de pesquisa multidisciplinares para avaliar o valor da conservação e os benefícios socioeconômicos e culturais gerados pelo manejo comunitário e áreas protegidas de uso sustentável e terras indígenas.
Nosso objetivo é produzir estudos científicos de qualidade para dar suporte às atividades protagonizadas pelas comunidades tradicionais em conservação da biodiversidade, soberania alimentar, geração de renda e melhoria na qualidade de vida.
Membros do Instituto Juruá vem desenvolvendo pesquisas básicas e aplicadas há mais de 30 anos na Amazônia. Compreender a ecologia da maior floresta tropical do mundo é um grande interesse dos pesquisadores do Instituto Juruá. Por meio de colaborações, desenvolvemos pesquisas dentro dos nossos grupos de pesquisas nas quais englobam diversas linhas temáticas descritas a seguir.
A distância entre a produção científica e a sociedade pode levar a desinformação, formulação de conceitos distorcidos e até mesmo o completo desinteresse pela ciência. Uma parte importante desse abismo está na linguagem. Por isso, nosso programa de divulgação científica busca aproximar a ciência produzida no Instituto Juruá do público interessado e dos moradores das comunidades envolvidas.
Além de conceitos científicos, também divulgamos o histórico de luta e as ações do movimento social do território Médio Juruá, que é o principal aliado de toda a produção científica do Instituto Juruá.
Dentre nossas ferramentas de divulgação científica, estão: