Política de Privacidade

Bem-vindo(a) ao site de propriedade do Instituto Juruá! Queremos ser completamente transparentes sobre como usamos e por que precisamos dos dados pessoais que solicitamos quando você utiliza nosso Site. As disposições aqui presentes, juntamente aos Termos de Uso, descrevem os termos e as condições aplicáveis ao acesso e uso do Site pelo usuário.

A presente política de privacidade dispõe sobre o tratamento e coleta de dados pessoais, tais como, mas não se limitando a endereço de e-mail, dados de IP, e outros dados pessoais, conforme especificado no item 2 abaixo, que poderão ser fornecidos pelos usuários ao navegar, acessar e/ou utilizar o site administrado pelo Instituto Juruá, organização da sociedade civil brasileira, de propósito ambientalista, constituída sob a forma de associação civil sem fins lucrativos, com sede Município de Manaus, Estado do Amazonas, na Rua Belo Horizonte nº 19, The Palace Business, sala 612, Adrianópolis CEP: 69.057-060.

POR FAVOR, LEIA ESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE COM ATENÇÃO, POIS AO VISITAR O SITE, VOCÊ ACEITA OS TERMOS DESCRITOS NESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE. SE NÃO CONCORDAR COM ESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE, RECOMENDAMOS QUE VOCÊ NÃO UTILIZE OU NAVEGUE NO SITE.

Se você tiver qualquer dúvida, por favor, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio do e-mail contato@institutojurua.org.br

 

  1. Definições Toda vez que houver menção aos termos “Instituto Juruá”, “nós” ou “nossos” estaremos nos referindo ao Instituto Juruá; bem como toda vez que houver menção aos termos “você”, “usuário”, “seu”, “sua”, estaremos nos referindo a você, usuário, que está consentindo com esta Política de Privacidade e com os Termos de Uso para fazer uso e ter acesso ao Site. “Dado pessoal”, de acordo com a legislação brasileira (art. 5º, I, da Lei nº 13.709/2018), é “informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável”.
  1. Que dados coletamos? De que forma? Para que utilizaremos esses dados? Nós coletamos informações e diferentes dados para oferecer e administrar os serviços e funcionalidades ofertados por meio do Site, conforme especificado abaixo. Os dados pessoais coletados dependerão do tipo de acesso que o usuário fará no Site:
  • Cadastro e Newsletter: nome, e-mail e idioma;
  • Afiliação (doação; “doe agora”) e Programa de Adoção Simbólica de Espécie Ameaçada (“Adote uma espécie”): nome, CPF, e-mail, telefone, data de nascimento, sexo, dados de pagamento (podendo ser dados de cartão de crédito ou de débito, se a forma de pagamento escolhida exigi-los), endereço completo;
  • Petições, campanhas e pesquisas: nome, e-mail, telefone, cidade e, eventualmente, CPF;
  • Oportunidades de Emprego e de Voluntariado: nome, e-mail, telefone, endereço, RG, CPF, data de nascimento, currículo com informações acadêmico-profissionais;
    • Eventualmente, também, e sempre mediante assinatura de Termo de Autorização de Uso de Imagem/Voz, também podemos tirar fotos e gravar vídeos para divulgação de ações de voluntariado e eventos em que você venha a participar.

Para coletar os dados pessoais acima, utilizamos diferentes métodos, incluindo:

  1. Interação direta: obtemos informações diretamente de você, por exemplo, quando você assina os preenche diretamente.
  2. Tecnologias ou interações automatizadas:
  • Se você digitar seus dados em um de nossos formulários on-line e não ‘enviar’ ou, de fato, ‘enviar’ o formulário, poderemos entrar em contato por e-mail para verificar se podemos ajudar com qualquer problema que possa estar ocorrendo com o formulário ou nossos sites;
  • Se você receber um e-mail, ao abrir ou não abrir, ao selecionar/copiar um link, ao navegar em nosso site, coletaremos essas informações para que possamos ver quais posts e publicações são mais populares e quais não são;
  • Por meio de cookies (mais informações na observação nº 3 abaixo), dessa forma, vemos o que as pessoas fazem on-line e podemos analisar esse comportamento de forma estratégica para melhorar nossos conteúdos e sua experiência no Site. Se você digitar seus dados em um de nossos formulários on-line e não ‘enviar’ ou, de fato, ‘enviar’ o formulário, poderemos entrar em contato por e-mail para verificar se podemos ajudar com qualquer problema que possa estar ocorrendo com o formulário ou nossos sites;

iii. Mídias sociais: podemos coletar dados pessoais por meio do uso de redes sociais (para mais informações, cheque a observação nº 3 abaixo), a depender de suas configurações ou das políticas de privacidade desses serviços de mídia social especificamente. Você pode alterar as configurações de coleta de dados pessoais a terceiros.

  1. Mecanismos de desk research (conhecidos também como “pesquisa de dados secundários”): poderemos usar técnicas de pesquisa, levantamento de dados, criação de perfil e triagem para analisar seus dados pessoais para criar um perfil de seus interesses e preferências, para que possamos entrar em contato com informações relevantes para você, para estar preparado quando surgir oportunidades de nos apoiar. Optamos por utilizar tais mecanismos para direcionar nossos recursos com mais eficiência, o que nossos doadores e afiliados sempre entendem como prioridade fundamental para eles. Além, disso, para ajudar a nortear nossas estratégias e campanhas, ao entendermos melhor as opiniões dos usuários nas redes sociais e no nosso site.
  • Eventualmente, poderemos: a. Fazer uso de informações adicionais sobre você, incluindo dados geo-demográficos, quando disponíveis em fontes de terceiros e sempre sem o intuito de individualizá-lo. b. Usar fornecedores terceirizados para realizar essas atividades em nosso nome e fornecer a eles suas informações na medida do necessário (neste caso, estarão expressos no item 3 desta Política e você tomará conhecimento). c. De forma automatizada, coletar dados publicamente disponíveis sobre você, como publicações em mídias sociais, artigos de jornais, etc, para entender melhor o histórico e as motivações das pessoas que nos ajudam e nos acompanham, assim como de outras que podem vir a nos apoiar e acompanhar nossas publicações.
  • Exemplos de fontes de dados secundários que poderemos utilizar: IBGE, IPEA, Dados.Gov (Portal Brasileiro de Dados Abertos), redes sociais, bancos de teses e publicações acadêmicas, Google Data Explorer, entre outros.

OBSERVAÇÃO 1: Os dados pessoais acima indicados são coletados sempre se pautando pela lógica do consentimento, da finalidade em relação a atividades específicas e, por vezes, da necessidade (de base legal ou para o próprio funcionamento/prestação de determinado serviço). Você não precisa fornecer seus dados pessoais se não quiser, mas isso pode, eventualmente, impedir o correto e completo funcionamento de algum dos mecanismos acima indicados e, em casos, impedir seu acesso.

OBSERVAÇÃO 2: Dados impessoais Nós também coletamos informações como endereços de IP (a localização do computador na Internet), páginas acessadas e arquivos copiados, ou seja, dados impessoais. Com isso, podemos identificar como um grupo de usuários utiliza o site, quantas pessoas visitam o site, quais são as páginas preferidas pelo público e quais são as menos populares. Essas informações não nos dizem quem você é ou onde você vive, apenas permitem que trabalhemos para melhorar nosso serviço cada vez mais.

OBSERVAÇÃO 3: Uso de Cookies Podemos fazer o uso da tecnologia de “cookies” e/ou permitir que terceiros (navegadores de Internet) empreguem esta tecnologia no Site para coletar informações sobre o usuário. “Cookie” é um pequeno arquivo adicionado ao dispositivo ou computador do usuário para fornecer uma experiência personalizada de acesso ao Site. Os cookies ajudam a analisar o tráfego de internet ou nos permite saber quando o usuário visitou um site específico. Nós utilizamos os cookies para analisar ações do usuário, como páginas visitadas e tempo de permanência, cliques, domínio, compartilhamento de links, site ou mídia social por meio da qual chegou ao nosso Site. Dessa forma, podemos realizar análises como personalizar nossos sites de acordo com suas necessidades pessoais, como lembrar notificações/avisos que você já recebeu e/ou tomou ciência, para que não apareçam novamente; realizar melhorias constantes em nossos sites, adequando-os para a forma como você prefere utilizá-los, no futuro; medir a eficiência de nossas campanhas, assim como o alcance de posts e publicações, por exemplo, e outras variáveis. Os cookies jamais capturam informações do seu computador ou dispositivo móvel sem o seu consentimento ou que não tenham sido fornecidas direta ou indiretamente pelo próprio usuário. Sempre que quiser, você pode excluir e/ou checar os cookies coletados pelo seu navegador de Internet. A grande parte dos navegadores coleta cookies automaticamente, como parte de seu funcionamento e configurações padrões, mas é possível alterar e personalizar conforme sua preferência. Para realizar essas alterações, é preciso acessar o menu de “configurações” de seu respectivo navegador de Internet. Se você desativar ou recusar cookies, algumas partes de nossos sites poderão ficar inacessíveis ou não funcionar corretamente.

OBSERVAÇÃO 4: Acesso ao site por menores de 18 anos. Se você tiver menos de 18 anos (ou menos da idade considerada para fins de maioridade de seu país), certifique-se que seus pais e/ou responsáveis autorizam a utilização de nosso site, bem como o envio de qualquer informação sua pelo site (nome, endereço, e-mail, etc.). Caso queira contribuir financeiramente com a nossa organização, tornando-se afiliado/doador ou adotando simbolicamente uma espécie, é preciso que você tenha mais de 18 anos para tal. Caso não tenha ainda 18 anos, exige-se que a afiliação/doação/adoção de espécie seja feita pelo(a) pai/mãe/responsável, com capacidade legal para assumir essa obrigação, de acordo com as leis vigentes. Recomendamos que revise esta Política de Privacidade e seus Termos de Uso juntamente com seus pais e/ou responsáveis para obter sua aprovação prévia para utilizar nosso site. Incentivamos os pais e/ou responsáveis para que se envolvam com a utilização da Internet por parte de seus filhos, certificando-se das atividades nas quais eles participam pela rede virtual. Qualquer dúvida, estamos à disposição pelos canais de contato indicados ao longo desta Política.

OBSERVAÇÃO 5: Acesso através de redes sociais Ao cadastrar-se e acessar o site por meio de qualquer mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram, Google+, LinkedIn e outros, se disponível essa funcionalidade, o usuário autoriza o Instituto Juruá a coletar, armazenar e utilizar os seus dados pessoais e conteúdo disponível em tais redes sociais, sempre nos termos dessa Política de Privacidade. Ressalta-se que os terceiros titulares dessas mídias sociais poderão incluir a tecnologia de cookies no Site.

OBSERVAÇÃO 6: Links externos links em nosso site que levam a outras páginas que ficam fora de nossos serviços. Esses links são disponibilizados apenas para sua conveniência. As operações e o conteúdo desses sites estão fora de nosso controle, e não apoiamos ou nos responsabilizamos pelo conteúdo ou material que possa ser encontrado nesses sites. A utilização desses sites, dos produtos e serviços anunciados ou vendidos nesses sites é de total responsabilidade do usuário. Não nos responsabilizamos por qualquer prejuízo, direto ou indireto, que possa surgir em virtude da utilização de nosso website ou de qualquer outro site que esteja disponível por meio de hiperlink disponível em nosso Site.

  1. Para que usamos seus dados? Os dados que coletamos, conforme indicado no item II acima, nós usaremos para:
  • Fornecer as informações, os serviços/produtos ou respostas que você nos solicitou;
  • Mantê-lo(a) atualizado(a) sobre o trabalho da nossa organização e, ainda, as últimas iniciativas, campanhas, projetos e demais novidades com que estamos trabalhando ou apoiando;
  • Manter um histórico e registro de seu relacionamento conosco;
  • Gerenciar e administrar sua doação em nossos programas de Afiliação e/ou de Adoção de Espécie Ameaçada de Extinção;
  • Solicitar seu apoio financeiro e não financeiro (engajamento em redes sociais, por exemplo);
  • Gerenciar suas preferências de comunicação, incluindo preferências de marketing;
  • Entender como podemos melhorar nossos serviços, produtos ou clareza de nossas informações;
  • Cumprir nossas obrigações decorrentes de quaisquer contratos firmados com você;
  • Enviar comunicações personalizadas e anúncios relevantes para suas preferências;
  • Fazer convites para você sobre eventos, ações e campanhas que estamos promovendo, apoiando e/ou divulgando;
  • Divulgar vagas de emprego e oportunidades de voluntariado em nossa organização;
  • Analisar os dados pessoais e outras informações que coletamos sobre você e, assim, entender melhor os seus interesses, preferências e nível de doações em potencial, para que possamos entrar em contato com você (por telefone e/ou por e-mail, se assim concordar) de maneira mais eficaz.

Todo o uso de dados pessoais feito por nossa organização está dentro da legalidade. Nossa organização encontra-se em conformidade com a lei vigente no que se refere à privacidade e a proteção de dados no âmbito de suas atividades, observando; observando os direitos relacionados à privacidade e proteção de dados dos respectivos titulares e de acordo com as obrigações da legislação aplicável, incluindo a Lei nº 12.965/14 (Marco Civil da Internet) e o Decreto nº 8.771/2016 que a regulamentou. Além disso, nossa organização está comprometida com a Lei nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ou LGPD) em vigor, por meio da implementação de medidas organizacionais e técnicas.

  1. Quem tem e/ou terá acesso aos seus dados? Jamais fornecemos nem vendemos seus dados pessoais a terceiros para fins comerciais nem de marketing sem o seu consentimento expresso. Internamente, contamos com profissionais qualificados para a finalidade para a qual o seu dado será utilizado ou processado.

4.1. Prestadores de Serviços, Fornecedores e Parceiros Não realizamos internamente todas as nossas atividades de processamento de dados pessoais e podemos contratar fornecedores ou firmar parcerias para executá-las em nosso nome (por exemplo, processamento de pagamentos, gerenciamento de plataformas de seleção de candidatos, análise de dados de CRM, etc). Nesses casos, garantimos que temos um contrato com o fornecedor e, como parte desse contrato, o fornecedor concorda em respeitar a segurança de seus dados pessoais e tratá-los de acordo com a lei e, claro, em conformidade com esta Política de Privacidade e seus Termos de Uso. Só permitimos que os fornecedores processem seus dados pessoais para fins especificados e de acordo com nossas específicas e rigorosas instruções.

4.2. Transferências internacionais de dados Se for o caso de precisarmos transferir seus dados pessoais para fornecedores ou parceiros com sede em outros países, para permitir que executem serviços ou ações em nosso nome (como quando você se inscreve em uma petição para ajudar a proteger a natureza, por exemplo), exigiremos o mesmo grau de comprometimento e adequação no que tange à proteção de seus dados e à sua privacidade. Na maioria dos casos, não realizamos qualquer transferência de dados; no entanto, como fazemos parte de uma rede global (a Rede WWF), podem surgir casos específicos, principalmente quando algum outro escritório da Rede esteja em melhor posição para entrar em contato com você, conforme suas preferências. 4.3.Mídias sociais A depender das suas configurações ou das políticas de privacidade para mídias sociais e serviços de mensagens instantâneas (conforme abordado na observação nº 5 do item I acima), como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, você pode nos dar permissão para acessar informações dessas contas ou serviços. Para mais informações, cheque as políticas de dados desses sites e mídias sociais.

OBSERVAÇÃO: Em casos excepcionais, poderemos ter de compartilhar seus dados, como quando acreditarmos de boa-fé que a lei o exige ou para proteger os seus direitos, assim como a nossa própria segurança ou de outros. Isso inclui a divulgação de seus dados, se exigido pela polícia, órgãos reguladores ou de fiscalização, assim como para colaboração e cumprimento ante a diligências jurídicas, se assim nos for solicitado.

  1. O que fazemos para manter seus dados seguros? Nós estamos comprometidos em garantir a segurança e a privacidade de seus dados pessoais. Para isso, buscamos implementar medidas de segurança necessárias e apropriadas para impedir que seus dados pessoais sejam acidentalmente perdidos, usados ou acessados de maneira não autorizada, ou ainda que sejam alterados ou divulgados a terceiros. Sempre que usamos empresas externas para coletar ou processar seus dados pessoais em nosso nome, realizamos due diligence interno e negociamos contratos com nossas expectativas, padrões e exigências, dialogando com esta Política de Privacidade e seus Termos de Uso, com vistas a manter seus dados seguros. Esperamos que nunca ocorra qualquer vazamento de dados, no entanto, como nenhuma transmissão de dados pela Internet é 100% segura, nos esforçaremos ao máximo para proteger seus dados e caso nossos mecanismos de proteção e controle falhem, você será notificado e também o órgão/agência regulador aplicável. Embora nos esforcemos ao máximo para proteger seus dados pessoais, ao compartilhá-los conosco, você entende que está fazendo isso por seu próprio risco. Para tranquilizá-lo(a), temos procedimentos internos para lidar com casos de suspeita violação ou interceptação de dados. Nossa rede é protegida e monitorada rotineiramente por equipe qualificada para tal.
  2. Por quanto tempo guardamos suas informações? Entendemos que seus dados pessoais devem ser armazenados conosco pelo tempo necessário para atingir a finalidade para qual foram coletados, o que pode incluir tanto a observância de requisitos legais, contábeis e institucionais, mas também o seu objetivo quando compartilhou tais dados conosco. Se você solicitar, por exemplo, que seja descadastrado de nosso newsletter ou da lista de marketing, não iremos mais enviar nossos materiais e notícias para você; no entanto, teremos de manter um registro de seus dados para fins específicos, conforme explicado acima. Mas como determinamos por quanto tempo seus dados permanecem conosco? Para fazer isso, analisamos a categoria de dados e a razão pela qual coletamos ou processamos. Nessa análise, levamos em consideração a sensibilidade dos dados, o risco de potencial dano por uso não autorizado ou seu vazamento, por exemplo. Ao excluirmos seus dados, garantiremos que não sejam mais capazes de identificá-lo(a). Eventualmente, podemos permanecer com seus dados indefinidamente, e, se isso acontecer (e pode acontecer, a depender da finalidade do dado), faremos com que seus dados sejam anonimizados, ou seja, permanecerão em nosso banco de dados sem a capacidade de individualizá-lo(a) para análises futuras apenas para fins de melhorar e aprimorar nossas atividades e estratégia perante nossos afiliados, seguidores e internautas.
  3. É possível mudar seus dados? Quais são seus direitos? Claro! Entre em contato pelo e-mail para contato@institutojurua.org.br

Além disso, com relação aos e-mails, sempre damos a opção para que você se descadastre das nossas listas de envio de e-mail, se você optar por receber as mensagens de qualquer uma delas. Garantimos o seu direito de acesso à informação! Você pode solicitar uma cópia de qualquer informação pessoal que tenhamos a seu respeito a qualquer momento, bem como solicitar a correção ou remoção desta informação.

  1. E se houver alterações nesta Política, como ficarei sabendo? Esta política de privacidade on-line pode ser atualizada a qualquer momento, por meio de uma atualização desta página. Por favor, cheque esta página periodicamente para verificar possíveis mudanças. Ao continuar a utilizar o site após a postagem das mudanças nesta política, você estará reconhecendo que aceita as mudanças postadas neste endereço. SE NÃO CONCORDAR COM ESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE, VOCÊ NÃO DEVERÁ UTILIZAR OU NAVEGAR NO SITE.
  2. Ainda estou com dúvidas em relação ao uso dos meus dados pessoais pelo Instituto Juruá, com quem posso falar? Para reclamações, pedidos de esclarecimento, providências e outras comunicações relacionadas ao uso dos seus dados pessoais pelo Instituto Juruá, entre em contato pelo endereço de e-mail contato@institutojurua.org.br