Comunicação

3º módulo do curso de Formação Política para Jovens Lideranças no Médio Juruá foca em políticas públicas

“Toda a vez que eu dou um passo, o mundo sai do lugar” – Música de Siba e a Fuloresta

Foto: Dione Torquato, 2024

A formação de jovens tem como objetivo fortalecer as organizações de base do Médio Juruá, encorajar a participação da juventude na gestão do território e contribuir para o desenvolvimento local. O evento foi realizado pela Associação de Moradores Extrativistas da Comunidade São Raimundo – AMECSARA e pelo Fórum Território Médio Juruá, com apoio do Programa Território Médio Juruá (coordenado pela Sitawi) e Instituto Juruá. Nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2024 ocorreu o terceiro módulo da formação, no Núcleo Padre Derickx (Base do Bauana), Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari – Carauari, tendo como temática central “Políticas Públicas no contexto do Médio Juruá”. 

 Este módulo contou com diversos temas abordados e trabalhados ao longo destes três dias de evento, como a conjuntura política brasileira, a mobilização política, a participação social, as políticas públicas, a incidência e o sistema político brasileiro.

Ao todo, foram 77 participantes, entre jovens, representantes de organizações e palestrantes convidados. O evento abrangeu comunidades da RESEX Médio Juruá, RDS Uacari, área do Acordo de Pesca do Baixo Carauari e Terras indígenas (Kanamari de Carauari – Aldeia Taquara, Deni do Rio Xeruã e Kulina – Aldeia Matatibem), além dos municípios de Itamarati e Juruá. 

Foto: Chave Digital, 2024

 “A formação foi uma porta que se abriu. Pude enxergar além das paredes. Hoje estou vendo o mundo de outra forma. Nos trouxe a vontade de querer o melhor, de lutar e não desistir. A gente tem que dar os braços e não as mãos, porque as mãos uma hora sua e solta; os braços, bem agarrados, não”, relata a jovem Eriane Figueiredo, da comunidade Nova Esperança, que participou dos três módulos. 

Houve momentos de reflexão para os próximos passos da juventude junto a lideranças como Dione Torquato – Secretário Geral do Conselho Nacional de Populações Extrativistas – CNS, Vanda Witoto – Diretora do Instituto Witoto e ativista dos direitos indígenas, Renato Rocha – Indigenista da Operação Amazônia Nativa – OPAN e David Franklin da Silva Guimarães – Analista Ambiental do ICMBio /RESEX Médio Juruá. Um dos pontos altos foi o mapeamento das políticas públicas conquistadas, parcialmente conquistadas e não conquistadas, parcialmente ou não conquistadas no Médio Juruá. 

Também foi realizado um momento de espiritualidade liderado por Vanda Witoto e os companheiros indígenas das etnias Deni, Kanamari e Kulina, para reconexão com a mãe natureza, que rege a vida, e para pedir permissão e proteção para os dias do evento por meio da defumação do breu branco.

Foto: Dione Torquato, 2024

Segundo Raimundo Cunha, presidente da AMECSARA, uma das instituições executoras, instituição executora do evento, “capacitar a juventude ribeirinha e indígena politicamente é muito importante para o Território Médio Juruá”. Os jovens precisam entender seus direitos, deveres, a implementação de políticas públicas e o sistema político. A formação aborda justamente isso, e é um plano para 10 anos que esperamos conseguir dar continuidade dentro das possibilidades financeiras”.

A formação de lideranças vai além de um curso ou encontro; é um caminho contínuo para o empoderamento da juventude. “Visamos o reconhecimento do território por sua luta e resistência diante das adversidades, promovendo um olhar atento para o presente, pois os jovens não são o futuro e, sim, o agora”, finaliza Raimundo. 

Nos dias seguintes após o evento, os jovens apresentaram suas demandas no Conselho Gestor do Território Médio Juruá e conquistaram a tão sonhada vaga da juventude nesse importante espaço de diálogo e deliberações. Para o jovem Willian Silva, da comunidade Roque, a formação foi importante no empoderamento e confiança da juventude, “temos a noção hoje que os jovens são capazes e têm poder para ocupar os lugares de representatividade”, relata o jovem.

Os próximos passos do processo serão avaliar a execução dos módulos anteriores, definir a temática do próximo módulo junto ao Fórum do Território Médio Juruá, data, local do evento, palestrantes convidados, além da avaliação financeira para os próximos módulos por parte da instituição.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

plugins premium WordPress