COMUNICAÇÃO

ASMAMJ participa do III Encontro de Parteiras Tradicionais da Rede Unida

Por Clara Machado

A Associação de Mulheres Agroextrativistas do Médio Juruá (ASMAMJ) participou do III Encontro de Parteiras Tradicionais da Rede Unida, que ocorreu no dia 29 de outubro, na programação virtual do 14º Congresso Internacional da Rede Unida – “Saúde é Vida em Resistência: traçando caminhos com o SUS”. No evento também estiveram presentes a Associação das Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas – Algodão Roxo (APTAM), Rede Estadual de Parteiras do Amapá, Instituto Mulheres da Amazônia (IMA) e Museu da Parteira, além da presença de 30 parteiras tradicionais de diferentes regiões da Amazônia e do nordeste, alunas, pesquisadoras, professoras e apoiadoras das parteiras tradicionais. No evento ocorreu o pré-lançamento do livro “Parteiras Tradicionais: Conhecimentos Compartilhados, Práticas e Cuidados em Saúde”, da Editora Rede Unida.

A partir deste encontro, as parteiras redigiram uma carta com demandas para Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, deputados, vereadores e gestores de Instituições. Dentre as demandas levantadas destacam-se a busca por apoio material, como oferecimento de equipamentos de proteção individual e reposição de materiais utilizados nos partos, e também o apoio à qualificação e trocas de saberes através de oficinas, encontros e intercâmbios entre associações. A luta pelo reconhecimento do trabalho das parteiras tradicionais, também passa pela sensibilização de gestores para a importância deste ofício e criação de leis que promovam a integração das parteiras nos serviços oficiais de saúde.

De acordo com Raqueline Nery, que assessorou a ASMAMJ durante o encontro “Foi muito emocionante ver que em outros municípios as mulheres são reconhecidas e valorizadas pelos que elas fazem, que é um trabalho tão bonito, é uma tradição, e está se perdendo no Médio Juruá por falta de reconhecimento e apoio local.”

Atualmente a ASMAMJ conta com nove parteiras associadas a Associação das Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas, moradoras das comunidades Pupuaí, Nova União, Gumo do Facão, São Raimundo e Nova Esperança. Em fevereiro deste ano desenvolveram a primeira Oficina de Troca de Saberes com Parteiras Tradicionais do Médio Juruá, com a presença da experiente parteira Dona Lourdes, do município de Tabatinga, que trocou conhecimentos com as mulheres da região. 

Como relatou Raqueline Nery, “Desde setembro de 2019, quando houve uma oficina de plantas medicinais com apoio da Fiocruz Amazonas, mantivemos o contato e conseguimos realizar o nosso primeiro Encontro de Troca de Saberes entre Parteiras Tradicionais, que aconteceu em fevereiro deste ano. Muitas associadas querem dar continuidade a este trabalho, tenho certeza que as mulheres gostaram bastante e seria muito importante para elas que tivesse continuidade”.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp