COMUNICAÇÃO

Comunidade e Pandemia

Por Maria Cunha

Viver na floresta é um desafio e tanto.… Sim, moramos no lugar mais incrível do mundo: A NATUREZA!

A natureza traz consigo inúmeras possibilidades, somos seres privilegiados por estarmos tão pertinho de tanta maravilha. Temos todos os dias a oportunidade de moldar um novo futuro, para a família, para nós mesmo, para nossas comunidades e para nossas unidades de conservação. Somos extrativistas, pescadores, agricultores, manejadores, somos de tudo um pouco e cada dia um pouco mais. Cada novo dia, é um desafio. Não sabemos como a natureza vai reagir às nossas ações, e é preciso ter sempre cuidado para se estar em harmonia. Somos todos os dias desafiados, as mudanças acontecem a todo momento. A gente, enquanto comunidade, sabe que existem sempre esses desafios, essas incertezas de como vai estar o tempo amanhã, se a natureza vai permitir com que eu tenha uma boa produção, uma boa colheita, se vamos conseguir extrair o látex ou se vamos conseguir pegar o número de pirarucus que está estipulado na nossa cota. São inúmeras questões que nos fazem pensar no nosso dia como sendo desafiador, apesar de que conseguimos ter qualidade de vida e viver sustentavelmente que é uma das maravilhas que a gente conquista todos os dias. 

Porém, nada tem sido tão desafiador, quanto ter que enfrentar essas mudanças que o mundo vem nos apresentando. Somos também afetados de todas as formas. De repente é como se nossos olhos estivessem escuros, e não sabemos mais qual será o próximo passo que temos que dar. 

Até a natureza tem sentido o quanto podemos estar perdidos, sem saber se podemos pensar em evoluir sem antes recuar para que, pandemia, gripe e outros temores vivenciados ultimamente possam passar pela gente sem nos atingir. E talvez, a nossa floresta tenha se tornado o nosso único refúgio seguro, de alguma forma nos sentimos protegidos por essas paredes verdes que nos cercam. 

Não é difícil imaginar o que as comunidades rurais pensam sobre isso. Perspectiva de futuro, tem se tornado um obstáculo, a única segurança é pensar que não estão sozinhas, que as instituições parceiras dessas comunidades, continuam trabalhando para que possamos manter o foco no objetivo real que é mantê-las bem sustentavelmente e com facilidades de acesso a saúde e educação, saneamento básico e oportunidades.

Uma das coisas que a pandemia e os acontecimentos atuais têm deixado nas comunidades, é a reflexão que cada um faz de que cada dia se torna mais viável viver na floresta, sustentavelmente e seguros de muitas coisas que acabam sendo piores nas cidades. Isso tem se tornado frequente no pensamento de muitos comunitários. “Lá fora tem se tornado mais perigoso de viver, enquanto viver na floresta, nos proporciona uma melhor qualidade de vida e menos medo de sermos pisoteados pela pressa e o medo do mundo” conta um comunitário. “Não estamos certos de que na floresta estamos mais protegidos de tudo, mas estamos seguros de que podemos nos proteger melhor se ficarmos aqui.”, relata outro comunitário. 

Viver em comunidade traz grandes desafios sim, muitos anseiam ir buscar benefícios lá fora, outros entendem que podem evoluir dentro de suas próprias comunidades e assim se tornar parte do futuro das nossas unidades de conservação. É esse foco que a gente tenta manter. Acredito eu, que o desejo das comunidades é cada dia, manter o povo unido, com harmonia para que juntos possam cuidar cada vez mais da nossa biodiversidade. E que as oportunidades ofertadas possam manter a juventude com o mesmo foco: trabalhar em prol do futuro das nossas unidades de conservação e do nosso lindo Médio Juruá como um todo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp