Comunicação

Conheça a cooperativa responsável pelo sucesso da comercialização de óleos vegetais no Juruá, a CODAEMJ

Por Andressa Scabin

A Cooperativa Mista de Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária do Médio Juruá (CODAEMJ) foi criada em 2003 e representa um importante elo da cadeia produtiva de sementes oleaginosas no Médio Juruá, realizando desde a coleta de sementes na floresta, beneficiamento, produção, venda e transporte de óleos e gorduras vegetais a seus clientes no setor de cosméticos. Um dos mais importantes clientes da CODAEMJ é a empresa Natura que utiliza os óleos de andiroba, murumuru e ucuuba em seus produtos cosméticos da linha Ekos. Com sede administrativa na Comunidade do Roque, município de Carauari, a CODAEMJ também conta com uma agroindústria de beneficiamento de sementes no local.

A CODAEMJ conta com 387 membros ativos, sendo que mais de 60% dos membros são mulheres extrativistas. Conta, ainda, com a participação de integrantes do Território Indígena Deni do Rio Xeruã, perfazendo um número de 450 famílias envolvidas nas atividades da cooperativa, distribuídas em 56 comunidades na Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Uacari, na Reserva Extrativista do Médio Juruá, nas Terras Indígenas, e seus entornos. Fazendo uso de práticas de manejo sustentável, a cadeia produtiva dos óleos vegetais gera renda para essas comunidades rurais. A cooperativa é integrante do Fórum do território Médio Juruá e da Rede de Óleos Vegetais do Amazonas. 

Como todas as organizações do Médio Juruá, a cooperativa tem atuação conjunta com outras instituições do território e seus objetivos não estão isolados. O trabalho da CODAEMJ tem causado impacto positivo tanto na economia local, com a promoção da geração de renda e melhoria da qualidade de vida de seus cooperados, quanto na valorização da cultura dos povos tradicionais da Amazônia.  Acompanhe o trabalho da CODAEMJ pelo Instagram @codaemj

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

plugins premium WordPress