Por Clara Machado
Como novas lideranças são formadas nos movimentos sociais? No Médio Juruá, o projeto Jovens Protagonistas é uma grande escola de formação de jovens lideranças. Antes de o projeto chegar à região, os mais antigos consideravam a juventude desinteressada e irresponsável. Havia uma grande preocupação sobre a passagem do bastão dos movimentos sociais e das associações de base, pois a juventude não se mostrava preparada.
Com o movimento dos Jovens Protagonistas, uma iniciativa trazida de Tefé pelo ICMBio em 2010 e abraçada pelos jovens do Médio Juruá, a opinião sobre a juventude mudou. Muitos jovens se capacitaram e agregaram outros jovens, fortalecendo a cultura do Médio Juruá, a vida em comunidade e a importância do movimento social.
De acordo com Raimundo Nonato, jovem liderança da Comunidade São Raimundo, na Reserva Extrativista do Médio Juruá, “o Jovens Protagonistas surgiu com esse intuito. Primeiramente, dar o recado de que nós éramos responsáveis. Segundo, nos capacitar como jovens lideranças para agregar nos movimentos e nas nossas associações. E terceiro, que a gente queria o apoio dos nossos pais, que acabavam não confiando tanto na juventude. A gente também queria despertar aqueles jovens que a gente estava perdendo para a violência, para as drogas e para a cultura da cidade.”
Atualmente, os jovens são formadores de opinião, ocupam espaços públicos como lideranças, são conselheiros, líderes comunitários e estão presentes em todas as organizações de base. A confiança na juventude foi retomada e o bastão será passado para uma nova geração capaz de dar continuidade ao legado do Médio Juruá. Jovens que conhecem a história de seus antepassados e estão prontos para fazer o Médio Juruá progredir ainda mais.