COMUNICAÇÃO

Instituto Juruá é destaque em programa de aceleração BTG Soma Meio Ambiente

A quarta edição do programa de aceleração do BTG Pactual e Ago Social contou com aulas, painéis, workshops, mentorias exclusivas e premiação no evento de encerramento.

Por Clara Machado

O Instituto Juruá foi uma das dez Organizações da Sociedade Civil (OSC) selecionadas para participar da 4ª edição programa de aceleração BTG Soma Meio Ambiente, em um processo que contou com mais de 100 inscrições de organizações que atuam na conservação dos biomas Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.

O programa de aceleração é uma iniciativa do BTG Pactual focada no fomento da sustentabilidade financeira, desenvolvimento da gestão e expansão de impacto positivo para impulsionar a transformação social. A Ago Social é parceira do projeto e referência na potencialização de empreendedores e organizações sociais no Brasil, com um time de mais de 50 especialistas que atuam como professores e mentores nos seus programas.

Foram seis meses de formação online, com 72 horas de encontros de capacitação, dentre aulas, painéis e workshops com a participação de profissionais de diversos segmentos do mercado, 80 horas de mentoria, e bancas avaliadoras compostas por convidados altamente qualificados.

“As aulas contaram com convidados especialistas nos temas, sendo cada aula uma didática diferente, geralmente com exposição de slides e bate-papo e, por vezes, com salas simultâneas reservadas a grupos menores e também com o uso de plataformas interativas para exercitarmos o conteúdo”, relata Nathalia Messina, analista socioambiental do Instituto Juruá que participou da formação.

Atividade de mentoria com equipe BTG Soma Meio Ambiente

O conteúdo da capacitação foi dividido em módulos: sustentabilidade financeira, liderança e gestão, e expansão de impacto. Após a conclusão dos módulos, a equipe do Instituto Juruá se destacou e foi premiada com uma mentoria especial com o renomado chef de cozinha Alex Atala.

“Com os mentores, nós trabalhamos produtos específicos escolhidos de acordo com as abordagens da formação e as priorizações do Instituto Juruá. Escolhemos trabalhar o Portfolio, a Apresentação Institucional e o Relatório Anual, com foco nos indicadores que qualificam tais materiais”, complementa Nathalia.

O encerramento da formação aconteceu de forma presencial em novembro, no “Giveback Day”, em São Paulo, com todas as organizações participantes. O evento foi de intensa troca de experiências e novas conexões. As organizações apresentaram brevemente seu trabalho e contaram como o programa ajudou na estruturação e no impacto promovido por elas. 

O público presente era composto por representantes de organizações como a Fundação Boticário, Fundação Atá, bem como os mentores do programa e financiadores. Após as apresentações, houve uma roda de conversa com Roberto Klabin, ex-presidente e atual vice-presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, na qual foram debatidos assuntos relevantes como as perspectivas futuras para conservação dos biomas brasileiros, negócios sustentáveis e investimentos privados em conservação da natureza.

“Embora estivéssemos virtualmente juntos trabalhando durante todos esses meses, nada substitui o olho no olho nas relações humanas, nesse momento era possível sentir a conexão entre os propósitos e pudemos nos inspirar uns pelos outros.” afirma Andressa Scabin, diretora executiva do Instituto Juruá que participou da formação e esteve presente no evento de encerramento.

João Victor Campos-Silva discursa no Giveback Day, evento de encerramento do programa de aceleração BTG Soma Meio Ambiente.

Durante o evento de encerramento, foi anunciada uma surpresa para as organizações participantes. Os representantes foram convocados para receber um prêmio em dinheiro, captado junto aos financiadores, para ser investido nos projetos das organizações. “Com esse prêmio pretendemos aplicar os conhecimentos adquiridos durante o programa para aprimorar nosso planejamento estratégico e também vamos investir em uma nova frente de captação de recursos, para diversificar nossas receitas e com isso futuramente podermos assegurar a execução de nossas atividades a longo prazo” afirma Andressa.

Instituto Juruá é premiado pelo programa de aceleração BTG Soma Meio Ambiente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp