COMUNICAÇÃO

Mulheres ribeirinhas e indígenas se reúnem para celebrar e planejar atividades da associação para os próximos anos

A Assembleia Geral da Associação das Mulheres Agroextrativista do Médio Juruá reuniu mais de 180 mulheres para planejamento de atividades, palestras, oficinas e até desfile de moda. 

Por Maria Cunha e Clara Machado

Nos dias 6 a 8 de março de 2023 aconteceu na Comunidade do Roque, na Reserva Extrativista do Médio Juruá, a Assembleia Geral da ASMAMJ (Associação das Mulheres Agroextrativista do Médio Juruá). Foram momentos ricos de troca de experiência, informação e conhecimento.

A associação fez a devolutiva dos projetos executados ao longo do ano de 2022 e os que estão em andamento e planejadas até 2024, para que as associadas possam ficar por dentro do andamento de cada atividade. Palestras gerenciadas pela Secretaria de Saúde do Município de Carauari (AM), referentes ao planejamento familiar e à saúde da mulher, fizeram parte desse momento de experiência e aprendizado. Mulheres da floresta estavam reunidas com um olhar especial sobre a vida da mulher em comunidades ribeirinhas vinculada a sua saúde física, íntima e mental. 

Assembleia Geral da Associação das Mulheres Agroextrativista do Médio Juruá 2023. Foto: Maria Cunha

A programação da assembleia contou com a apresentação da devolutiva dos resultados do Diagnóstico de Gênero e Juventude nas Cadeias de Valor do Médio Juruá, realizada pela equipe do Instituto Juruá. O projeto Dona do Meu Fluxo realizou uma oficina que apresentou e incentivou o uso do coletor menstrual, que pode ser uma opção mais econômica e ecológica para as mulheres ribeirinhas. A novidade que trouxe às mulheres da floresta mais brilho no olhar pela ânsia de se sentir liberta em um dos momentos mais sensíveis da vida da mulher.

Oficina sobre coletor menstrual com o projeto Dona do Meu Fluxo. Foto: Raqueline Nery

Momentos de emoção e entretenimento entre as 181 mulheres que estavam presentes na assembleia trouxeram uma conexão de apoio e incentivo para que cada dia mais as mulheres ribeirinhas possam se sentir especiais, como mostrou o documentário Seiva Bruta, de Fernanda Preto. O documentário foi filmado na região, e teve a sua estreia durante a assembleia, retratando um olhar em que todas as mulheres conseguem se ver, o espelho da verdadeira face da mulher forte, guerreira e capaz que habita as comunidades rurais do Médio Juruá. Além disso, a programação contou com uma emocionante homenagem às fundadoras da ASMAMJ e com o “Roque Fashion Week”, um desfile de moda onde as mulheres exibiam alguns produtos feitos pelas associadas da ASMAMJ, como peças de roupas de crochê e brincos de escamas de pirarucu.

Homenagem às fundadoras da ASMAMJ
Desfile no “Roque Fashion Week”. Fotos: Nathalia Messina

A realização da assembleia teve o apoio das comunidades e instituições: Sitawi/PPA, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA/DEMUC), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC). Além destes, estiveram presentes diversos parceiros institucionais da ASMAMJ como Instituto Juruá, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Associação de Moradores Extrativistas da Comunidade São Raimundo (AMECSARA), Repartição de Benefícios do Médio Juruá (RBMJ), Associação do Povo Kanamari de Carauari (ASPOKAC), Associação dos Moradores Agroextrativistas do Baixo Médio Juruá (AMAB) e Cooperativa Mista de Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária do Médio Juruá (CODAEMJ).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp