Comunicação

Raimundo Nonato representa o médio Juruá na Semana Chico Mendes 2020

Por Clara Machado

Raimundo Nonato, morador da comunidade São Raimundo, representou o médio Juruá na Semana Chico Mendes 2020 participando da mesa redonda “Aliança dos Povos da Floresta: Um olhar para o futuro”, organizada pela Comissão Pró Índio do Acre e Comitê Chico Mendes e mediada por Camila Martins, que ocorreu no dia 17 de dezembro. Raimundo Nonato é jovem protagonista, atual coordenador da juventude e brigadista pelo ICMBio e dividiu a mesa com Raimundo Mendes da Secretaria de Trabalhadores Jovens Rurais no Acre, Alana Manchineri, jovem comunicadora indígena da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e com o agente agroflorestal Ismael Shanenawa da Terra Indígena Katukina/Kaxinawá, no Acre.

A Semana Chico Mendes 2020, que reuniu mesas redondas com temáticas que envolvem a luta e a resistência da Aliança dos Povos da Floresta, iniciada nos anos 1980 quando lideranças indígenas e seringueiros se uniram para reivindicar direitos como a demarcação territorial, a autonomia econômica e a preservação da floresta. A união foi fundamental para a inclusão dessas pautas na Constituição Federal de 1988 e atualmente, em um cenário político de ameaças a direitos básicos, essa união dos povos da floresta se mostra novamente estratégica. 

Em sua participação, Raimundo Nonato apresentou o trabalho de monitoramento e proteção de áreas do médio Juruá feito em colaboração com comunidades indígenas e parceiros de longa data, e atribuiu o sucesso dessas ações de conservação à coletividade. Além disso, Raimundo trouxe em sua fala a importância da juventude dar continuidade ao pioneirismo das gerações anteriores na luta, engajamento e na cultura do médio Juruá, mantendo viva a história que seus antecessores iniciaram e transmitindo-a para as futuras gerações. Em suas palavras, “Se nossos avós e pais foram capazes de nos libertar das mãos dos patrões, acreditamos que hoje temos oportunidade de ter o conhecimento para dar continuidade a esse legado e precisamos abraçar essa causa.”

O projeto Jovens Protagonistas no médio Juruá, do qual Raimundo Nonato faz parte, já formou cerca de 200 jovens lideranças que atualmente atuam em suas comunidades. Além de 150 Agentes Ambientais Voluntários que trabalham em parceria com os gestores das unidades de conservação. Esses projetos atuam principalmente no combate ao mau uso dos recursos naturais e no fortalecimento da educação ambiental através de palestras educativas nas escolas e visitas de campo nas comunidades para mediação de conflitos, como também na discussão de assuntos como uso de álcool e drogas ilícitas.

De acordo com Raimundo, “Chico Mendes vive em cada um de nós, que busca uma Amazônia melhor e um mundo melhor. Estamos na linha de frente tentando levar o legado de Chico adiante, tanto representado nas gerações presentes quanto nas futuras. E não apenas o legado de Chico, como também de outras lideranças que já se foram e lutaram pela mesma causa”.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

plugins premium WordPress