Por Clara Machado e Nerinho Santos
A AAEPPRI (Associação Ambiental, Extrativistas, Pescadores E Produtores Rurais De Itamarati) realizou em novembro de 2021 a soltura de filhotes de quelônios que desovaram nas praias do rio Juruá. No tabuleiro de Walterburi, em Itamarati (AM), foram cerca de 400.000 filhotes, dentre tartarugas, tracajás e iaçás, que alcançaram as águas em segurança, graças ao monitoramento comunitário que impede a invasão da praia para caça e captura desses animais.
O trabalho de monitoramento das praias é contínuo ao longo de toda a estação seca, quando os quelônios desovam nas areias das praias do Juruá e a comunidade realiza a proteção dos ninhos, impedindo que sejam perturbados por invasores. Ao fim da temporada, um evento é realizado para toda a comunidade, convidados e parceiros. Na ocasião, foram reunidos mais de 30.000 filhotes para serem soltos no rio. Essa celebração que integra as comunidades, tem um caráter educativo para as crianças, que passam a enxergar desde cedo a importância da conservação para a continuidade do trabalho da associação e para a qualidade de vida de toda a comunidade.
Além do tabuleiro de Walterburi, o mesmo trabalho foi realizado em outras duas praias: São Franscisco e Nova Olinda, totalizando mais de 700 mil filhotes soltos no rio em segurança. Este trabalho de proteção é realizado pela AAEPPRI e conta com o apoio do Instituto Juruá e Prefeitura de Itamarati.