COMUNICAÇÃO

ABC Expeditions: avaliação da biodiversidade e estoques de carbono no Juruá

O Instituto Juruá apoiou expedição para inventariar fauna e flora no Médio Juruá, com participação de 24 pesquisadores especialistas em diferentes grupos taxonômicos.

Por Pilar Maia, Emanuelly Félix e Joseph Hawes

O Projeto Amazon Biodiversity and CarbonABC Expeditions é coordenado pelos Prof. Torbjørn Haugaasen (Norwegian University of Life Sciences, NMBU), Prof. Carlos Peres (University of East Anglia, UEA) e Dr. Joseph Hawes (NMBU), e financiado pelo Research Council of Norway. O ABC objetiva revisitar os locais de algumas das antigas parcelas do RadamBrasil, um projeto do Governo Federal da década de 70 que mapeou os recursos naturais da Amazônia através de mais de três mil plots de 1 hectare. “Nossa amostragem atual nessas áreas fornecerá levantamentos multitaxa de biodiversidade e avaliações da estrutura florestal e estoques de carbono em algumas das regiões menos amostradas em toda a Amazônia brasileira. Com estes resultados, também será possível avaliar os efeitos de mais de 50 anos de degradação ambiental e fazer previsões de tendências futuras.

Em cada área inventariada pelo ABC, são selecionadas três parcelas (1 ha) onde determina-se a estrutura da vegetação e são amostrados vários grupos taxonômicos: plantas, aves, mamíferos, anfíbios, répteis, cupins, formigas, besouros rola-bosta, moscas, abelhas e outros insetos. Além de uma equipe multidisciplinar, o ABC conta com a parceria de várias instituições de pesquisa em todo o país: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Essas instituições fornecem conhecimentos essenciais e o projeto, por sua vez, apoia a formação e o desenvolvimento da carreira dos estudantes brasileiros.

O projeto ABC está em andamento desde 2019, e até o momento já realizou sete expedições de campo na Amazônia. Nos meses de junho e julho deste ano o projeto realizou duas expedições – cada uma com duração de aproximadamente 18 dias – nas duas margens do rio Juruá, com o apoio do Instituto Juruá. A primeira delas, realizada na margem esquerda do rio, ocorreu no Lago Surara.

Inicialmente, a equipe do ABC fez uma apresentação do projeto e explicou o trabalho a ser realizado em uma reunião na comunidade São João. O Instituto Juruá realizou todo apoio logístico para expedição e cedeu sua base nova como alojamento para nossos pesquisadores, e junto a Associação de Moradores Agroextrativistas do Médio Juruá (AMAB) intermediou  a contratação de auxiliares de pesquisa de várias comunidades locais. 

Taxidermista do ABC, Erica Dantas, ensinando a técnica para a comunitária Maria da Conceição (Foto: Erica Dantas). 
Técnico do Instituto Juruá, Edimar Costa, realizando coleta de cupins (Foto: Emanuelly Félix).
Equipe do ABC com a comunidade do Marizal (Foto: Andrielli Oliveira).

Técnico do Instituto Juruá, Edimar Costa, realizando coleta de cupins (Foto: Emanuelly Félix).

A segunda expedição ocorreu na margem direita do rio Juruá, próximo à comunidade do Marizal. Dessa vez, a equipe ficou hospedada em várias casas desocupadas, cedidas pelos próprios comunitários. Os auxiliares de pesquisa foram contratados diretamente na comunidade e treinados para a realização do trabalho. Ao final do campo, a equipe do ABC organizou outra apresentação para toda a comunidade, mostrando alguns dos principais resultados encontrados e alguns exemplares da fauna e flora locais.

Apresentação final da equipe do ABC para a comunidade do Marizal (Foto: Andrielli Oliveira).

Ao longo de quase dois meses das duas expedições, cerca de 40 comunitários auxiliaram as atividades de pesquisa desenvolvidas pela equipe do ABC, acompanhando a instalação e revisão de armadilhas de insetos, mamíferos, répteis, anfíbios, amostragens de aves, coletas botânicas e realizando buscas ativas de diversos grupos, como censo de mamíferos, coleta de cupins e coletas noturnas da herpetofauna. É muito importante ressaltar que, além de todo o trabalho científico desenvolvido com as comunidades ribeirinhas do Juruá, a equipe do ABC teve uma oportunidade única de interagir com os comunitários, aprendendo os costumes locais e trocando conhecimento. A receptividade, proatividade e interesse dos comunitários foram essenciais na realização de todo o trabalho, e esperamos que o conhecimento técnico adquirido por eles possa ser usado para auxiliar pesquisas futuras desenvolvidas no Juruá. 

De toda a equipe ABC, nossos agradecimentos ao Instituto Juruá e a todos nas comunidades pelo apoio!

Realização de um cinema improvisado para as crianças da comunidade local (Foto: Gabrielle Bernardo).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp