O encontro ocorreu no mês de Janeiro, contando com boa parte do corpo técnico e diretoria do instituto.
Por Nathália Messina
A primeira reunião de Planejamento Estratégico do Instituto Juruá aconteceu em Lumiar, região serrana do Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 28 de janeiro e contou com boa parte do corpo técnico e diretoria do instituto. Foram cinco dias reunidos em um ambiente de natureza plena, contemplados por uma programação de atividades próprias para sonhar, celebrar e planejar as atividades a serem realizadas em 2022.
Sob uma visão estratégica de curto, médio e longo prazo, o grupo organizador trouxe para a roda metodologias práticas e ferramentas que auxiliaram a passar para o papel tudo aquilo que estava na mente, proporcionando, inclusive, um nivelamento de ações e ideias do coletivo. A orientação para o uso de metodologias e a construção da programação foi realizada pela Phomenta que por meio do Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS), ofereceu assessorias para dar subsídio à elaboração dessa reunião de planejamento estratégico.
Assim, bem orientada, alinhada e engajada para uma gestão de impacto social, a equipe do IJ apresentou diagnósticos estratégicos e estudos de cenários que subsidiaram os debates e a construção da chamada matriz FOFA, que é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao planejamento de projetos ou da atuação da organização.
Em um segundo momento, para a construção de uma matriz de planejamento estratégico, que é uma ferramenta para monitoramento de metas a serem atingidas pela organização, foi utilizada a metodologia dos OKRs (Objetivos e Resultados-chave). A OKR baseia-se na definição de objetivos estratégicos para a organização e suas respectivas metas a serem atingidas. A execução destas metas será acompanhada ao longo do ano, em encontros trimestrais, quando a equipe se reunirá para avaliar o andamento das metas e, consequentemente, dos objetivos traçados.
Organizar, produzir e trazer devolutivas: A etapa atual em que nos encontramos é de execução, co-gestão e monitoramento das atividades planejadas, através do uso de plataformas especiais para o trabalho remoto, além de constantes retroalimentação dos processos, que se valem de avaliações e celebrações entre a equipe. Logo, seguros(as) de para onde estamos caminhando, desejamos a todas as pessoas um 2022 pleno, democrático e repleto de novas conquistas!