COMUNICAÇÃO

João Vitor Campos-Silva, presidente do Instituto Juruá, foi selecionado para o programa Fulbright Amazonia

Programa de pesquisa multinacional de 18 meses expandirá redes de colaboração e abordará as prioridades da Bacia Amazônica

Divulgação Fulbright Amazonia

João Vitor Campos-Silva foi selecionado como um dos dezesseis primeiros bolsistas a participar do Fulbright Amazonia, uma nova iniciativa para apoiar a pesquisa de ponta e a colaboração intersetorial em termos de Bacia Amazônica. O Fulbright Amazônia é um programa do Departamento de Estado dos EUA apoiado por uma colaboração entre a Comissão Fulbright no Brasil e outros parceiros Fulbright na região.

Esta iniciativa reunirá pesquisadores do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Estados Unidos e Venezuela para colaborar em pesquisas aplicadas com o objetivo de garantir uma Bacia Amazônica sustentável. Trabalhando em equipes de investigação interdisciplinares e multinacionais, o grupo inaugural de dezesseis bolsistas Fulbright Amazonia vai explorar temas de pesquisa socialmente relevantes e participará de seminários e intercâmbios para recomendar políticas que melhorem diretamente a qualidade de vida das comunidades em toda a Bacia Amazônica. Dois notáveis especialistas da Amazônia, o Dr. Carlos Valério Aguiar Gomes, da Universidade Federal do Pará, Brasil, e o Dr. Jeffrey Hoelle, da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, Estados Unidos, serão as lideranças intelectuais do grupo.

Campos-Silva é presidente do Instituto Juruá e pesquisador associado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade Federal do Amazonas. Entre os seus interesses de pesquisa está a concepção colaborativa de um conceito de Bioeconomia Amazônica através da pesca sustentável e socialmente justa. Ele tem trabalhado com pesquisa e conservação na Amazônia nos últimos 15 anos com foco em sistemas sócio-ecológicos e a dimensão humana dentro da conservação. Suas áreas de atuação incluem manejo pesqueiro, cadeias de valor baseadas na biodiversidade, sustentabilidade, ecologia, bioeconomia amazônica, governança ambiental e conservação de base comunitária. Ele acredita que as soluções de conservação que trabalham para um futuro socialmente mais justo e sustentável para a Amazônia devem ser co-criadas com os povos indígenas e as comunidades locais, considerando os sistemas de conhecimento para além da ciência, e garantindo a justiça social e a participação popular em todos os processos.

A pesquisa Fulbright Amazonia do João Campos-Silva irá avaliar a conservação de base comunitária do pirarucu para responder a questões importantes relativas à bioeconomia amazônica, em parceria com as comunidades locais. Ele explorará o impacto dessas cadeias de valor da biodiversidade sobre o bem-estar dos povos indígenas e das comunidades locais e a contribuição do pirarucu selvagem de manejo como alternativa à carne bovina na redução das emissões de gases de efeito estufa. Ele também planeja focar nos principais fatores sociais, culturais e institucionais que garantem o sucesso de projetos de bioeconomia, e como a pesca do pirarucu pode inspirar um conceito amazônico de bioeconomia levando em conta a complexidade social e cultural desse importante bioma.

A Fulbright Amazonia irá se basear em redes já existentes e na estreita colaboração entre universidades e centros de investigação dos EUA e da Amazônia para promover abordagens inovadoras que preservem a saúde social e ecológica da região, assim como as tradições comunitárias. Os bolsistas Fulbright Amazônia terão como foco de pesquisa as seguintes áreas temáticas: Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas; Fortalecimento da saúde e segurança humana e ambiental; e Bioeconomia e Desenvolvimento Sustentável.

Cada um dos bolsistas irá participar de um intercâmbio de seis semanas a três meses de duração para suas pesquisas individuais, bem como em seminários presenciais e reuniões virtuais contínuas para abordar políticas públicas e outras questões relevantes sobre as oportunidades e os desafios compartilhados pelos países amazônicos. As atividades do Fulbright Amazonia começarão em junho de 2023 com uma reunião em Belém, Brasil, que incluirá as partes interessadas da Amazônia. Uma reunião intermediária será realizada na Colômbia na metade do programa. Em dezembro de 2024, os bolsistas da Fulbright Amazonia se reunirão em Washington, D.C. para apresentar suas considerações finais.

Os dezesseis bolsistas dos Estados Unidos e da Amazônia foram escolhidos por meio de uma seleção aberta para trabalhar além das fronteiras e conduzir pesquisas multidisciplinares para informar as prioridades e práticas de proteção ambiental, conservação, mitigação e adaptação. Conheça os bolsistas e co-líderes da Fulbright Amazonia.

A Fulbright Amazonia faz parte do Programa Fulbright, o principal programa de intercâmbio educacional internacional do governo dos EUA, que é financiado através de uma dotação anual feita pelo Congresso dos EUA para o Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA. Os governos participantes e as instituições anfitriãs, empresas e fundações de todo o mundo também apoiam direta ou indiretamente o Programa. Desde 1946, o Programa Fulbright já proporcionou a mais de 400.000 participantes de mais de 160 países a oportunidade de estudar, ensinar e conduzir pesquisas, trocar ideias e contribuir para encontrar soluções para preocupações internacionais comuns.

Fulbright Amazônia é um programa do Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA (ECA) com financiamento fornecido pelo Governo dos EUA e pela Comissão Fulbright no Brasil (FBR), com o apoio adicional de outras Comissões Fulbright binacionais e Embaixadas dos EUA na região amazônica. O programa é administrado pelo Institute of International Education. Para mais informações sobre o Programa Fulbright, visite https://fulbrightprogram.org.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp