EDUCAÇÃO E TREINAMENTO

A conservação colaborativa no rio Juruá vem transformando o paradigma de conservação tanto em escala local quanto regional. Ao alinhar a proteção da biodiversidade com as necessidades sociais, as iniciativas de conservação passam a fazer mais sentido para as comunidades locais, tornando-se um novo modo de vida.

Nossa frente de atuação de Educação e Treinamento é baseada em dois pilares: promoção do estímulo à empatia pela conservação e protagonismo local.

Nesse sentido, trabalhamos com lideranças locais, que atuam como multiplicadores do conhecimento e divulgam histórias positivas, criando esperança e otimismo.

Essa estratégia maximiza o processo de aprendizado e a eficiência de comunicação, o que ajuda na mudança de atitudes sobre o uso dos recursos naturais e promove comportamentos favoráveis à conservação.

Dentro dessa frente, oferecemos cursos e treinamentos para fortalecimento de comunidades e associações locais, educação científica, educação ambiental para educadores locais, monitoramento da biodiversidade, bem como oportunidades para que pessoas de qualquer parte do mundo possam ter experiências de atuação na conservação da Amazônia, através de nosso Programa de Voluntariado e do Programa Cientistas da Floresta.

Programa de Fortalecimento Comunitário

No Programa de Fortalecimento Comunitário fornecemos cursos e treinamentos às comunidades e organizações locais para implementação de manejo sustentável de recursos naturais, proteção territorial, fortalecimento de associações e cooperativas locais e formação de jovens lideranças. Alguns exemplos de cursos já oferecidos são: cursos de monitoramento de pirarucu (alguns exclusivos para mulheres), marchetaria (artesanato em madeira), educomunicação e elaboração de projetos. Além disso, fornecemos apoio na execução de oficinas promovidas por associações locais, como a oficina de fotografia

Complementarmente, oferecemos assessoria técnica na elaboração de projetos com o objetivo de aumentar o empoderamento local na captação de recursos e execução de projetos que visam a melhoria na qualidade de vida dos moradores locais.

Programa Cientistas da Floresta

O Programa Cientistas da Floresta é uma iniciativa que tem o objetivo de motivar e apoiar a formação de cientistas na região, trazendo cursos e oportunidades para moradores locais terem experiências práticas em ciência. Dentro desse programa já foi oferecido um curso em Biologia da Conservação, no qual os alunos aprenderam na prática todas as etapas do método científico através de uma abordagem de metodologia ativa desenvolvendo seus próprios projetos de pesquisa. 

Programa Cientistas da Floresta

Outra atividade realizada no programa inclui a participação de jovens, moradores locais, em projetos de pesquisa científica.

Essa atuação é muito diversa, mas em geral os jovens trabalham diretamente com os pesquisadores na coleta de dados de campo para diferentes metodologias e projetos de pesquisa científica, abordando diversos temas.

Programa de Voluntariado

O Programa de Voluntariado oferece oportunidades para que pessoas de qualquer formação, idade*, e que residam em qualquer lugar do mundo possam apoiar nosso trabalho, nos ajudando a atingir nossa missão, ao mesmo tempo que proporcionamos uma experiência prática de trabalho em diversos setores do Instituto, incluindo os setores administrativos, de gestão, comunicação, pesquisa científica, educação, entre outros, de maneira remota ou presencial. 

Desde o início da organização, o trabalho voluntário tem sido essencial para que possamos desempenhar nossas atividades e promover o impacto que estamos alcançando. Em contrapartida, buscamos oportunizar boas experiências e ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Além disso, acreditamos que a experiência de atuação na área socioambiental tem contribuído para a geração de futuros conservacionistas.

apenas maiores de 18 anos