EDUCAÇÃO E TREINAMENTO

A conservação participativa no Rio Juruá vem transformando o paradigma de conservação em escala local e regional.

Ao alinhar a proteção da biodiversidade às necessidades sociais, as iniciativas de conservação passaram a fazer mais sentido para as comunidades locais, tornando-se um novo modo de vida.

Nosso programa de Educação & Treinamento é baseado em dois pilares: criação de empatia pela conservação e protagonismo local.

Para isso, trabalhamos com líderes e professores locais, que atuam como multiplicadores, divulgando histórias positivas e criando esperança e otimismo.

Essa estratégia maximiza o processo de aprendizado e a eficiência da comunicação, permite a troca de conhecimentos e ajuda a mudar atitudes sobre o uso de recursos naturais, promovendo comportamentos favoráveis à conservação.

O programa de Educação & Treinamento oferece cursos e capacitações tanto para o fortalecimento das associações locais, quanto para apoiar educadores locais em práticas de educação ambiental, monitoramento da biodiversidade e educação científica.

Cursos ofertados

– Elaboração de projetos

Durante a pandemia em curso, o Instituto Juruá ofereceu a capacitação remota através de videoaulas e encontros virtuais. Este curso apresenta aos participantes de associações locais uma maneira de aperfeiçoar a elaboração de propostas de captação de recursos para seus projetos planejados. Leia mais >> 

– Práticas Educomunicativas socioambientais aplicadas à promoção de desenvolvimento sustentável na Amazônia

Realizado de forma remota em parceria com a Embrapa Rondônia e a Embrapa Amazônia Ociental, este curso introduziu diferentes ferramentas de educomunicação com o objetivo de auxiliar os comunicadores das associações do Médio Juruá a produzirem informação e divulgarem suas atividades e projetos. Leia mais >>

– Oficina de Contagem de Pirarucu para Mulheres
O Instituto Juruá, em parceria com a Associação das Mulheres Agroextrativistas do Médio Juruá (ASMAMJ), realizou a I Oficina de Contagem de Pirarucu exclusiva para Mulheres do Médio Juruá. Foram 41 mulheres de 11 diferentes comunidades capacitadas na contagem de pirarucu, etapa que antecede a pesca e que era dominada apenas por homens. A oficina de contagem foi uma demanda das mulheres do Médio Juruá, que agora contam com mais esta forma de geração de renda e participação no manejo comunitário do pirarucu. Leia mais >>

– Oficina de fotografia artística

A oficina aconteceu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari e teve como proposta a abertura de um espaço para que os 21 alunos apresentassem sua realidade através da arte da fotografia. Durante a oficina foram apresentadas algumas noções básicas de luz, enquadramento e composição e na sequência os alunos fotografaram objetos e pessoas utilizando seus próprios telefones celulares. As fotos foram avaliadas por fotógrafos e algumas foram selecionadas e premiadas.
Leia mais >>

Programa Cientistas da Floresta

O Programa Cientistas da Floresta pretende motivar e apoiar a formação de cientistas na região de atuação do Instituto Juruá, trazendo cursos de alfabetização científica e eventos científicos, assim como oportunidade para moradores locais terem experiências práticas em ciência.

No primeiro ano do programa, um Curso de Campo em Biologia da Conservação foi realizado na Base Campina, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari. Nesse curso, 20 estudantes do ensino médio puderam aprender na prática todas as etapas do método científico através de uma abordagem de metodologia ativa no qual desenvolveram seus próprios projetos de pesquisa e apresentaram os seus resultados em um formato de congresso científico. Leias mais >>

Outra atividade do programa consistiu na participação de oito jovens moradores da RESEX Médio Juruá e RDS Uacari em uma pesquisa científica conduzida por João Vitor Campo-Silva e Ana Carla Rodrigues que investiga variáveis que afetam o sucesso de arranjos de conservação de base comunitária. Esses jovens atuaram na realização de entrevistas com moradores locais abordando aspectos econômicos, sociais e psicológicos relacionados à motivação pessoal para envolvimento em modelos de manejo sustentável de recursos naturais.