Por Andressa Scabin
O Instituto Juruá foi uma das 12 organizações da sociedade civil (OSCs) selecionadas entre mais de 400 organizações concorrentes para participar da 4ª edição do Programa de Aceleração de Impacto Social – PAIS. O PAIS é um programa promovido pela Phomenta em parceria com Instituto Bancobrás, Sicoob Planalto Central, Instituto BRB e Instituto Sabin que tem como objetivo apoiar OSCs na aceleração da gestão como forma de aumentar o impacto social que elas promovem.
O programa, que foi iniciado em junho, é composto de cinco módulos e terá a duração de seis meses. Após o primeiro módulo, as organizações receberam um diagnóstico de maturidade bastante detalhado que apontou os pontos fortes e fracos, fornecendo um direcionamento nos pontos que devem ser fortalecidos para melhorar a gestão da OSC e, consequentemente, o seu impacto. O programa conta com atividades bastante práticas que promovem conexões e intercâmbio de experiências com OSCs de todo país. Os momentos mais construtivos do programa acontecem quando as dinâmicas possibilitam a troca de experiências com outras organizações que estão em diferentes graus de maturidade e, por isso, às vezes ensinamos e às vezes aprendemos com os erros e acertos dos outros participantes.
Além das aulas e das atividades interativas com as outras OSCs, o programa oferece ferramentas práticas para serem aplicadas no dia-a-dia da gestão e assessorias personalizadas para atender as necessidades individuais de cada organização. Até o momento o Instituto Juruá já realizou assessorias com a equipe da Phomenta sobre programa de voluntariado, planejamento estratégico de captação de recursos e comunicação. O programa está sendo uma oportunidade incrível para pensarmos a estrutura organizacional do Instituto, sua sustentabilidade financeira à longo prazo e em como melhorar nossos processos internos e tornar a gestão de projetos e pessoas mais eficientes para conseguir ampliar nossa área de atuação e o número de beneficiários de nossas atividades.