COMUNICAÇÃO

AMAB comemora 10 anos de fundação e realiza a sua 10ª assembleia geral ordinária!

O evento reuniu mais de 120 pessoas, entre comunitários e parceiros, para apresentações de resultados, de projetos executados e em andamento, construção do planejamento estratégico, dentre outros tópicos de relevância para o fortalecimento da associação

Por Fernanda Moraes e Raqueline Nery

Fotos: Raqueline Nery

Entre os dias 20 e 22 de março do ano corrente, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Baixo Médio Juruá (AMAB), na comunidade São João, localizada na área do Acordo de Pesca de Carauari. A assembleia contou com a participação de 123 pessoas, entre associados da AMAB e representantes de instituições parceiras.

Foram três dias dedicados às apresentações de resultados, de projetos executados e em execução e da prestação de contas anual da associação. Além do mais, foi elaborado o novo planejamento estratégico para o triênio de 2024-2027, com a participação direta de seus associados. Outro ponto de destaque foi a participação da equipe do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), que apresentou explanações sobre o Território de Uso Comum (TUC) para a plenária, seguido da aprovação dos presentes.

Apresentação da Analista Socioambiental Satya Caldenhof (IEB) sobre o TUC.
Foto: Raqueline Nery

Também foi apresentado o trabalho feito para a melhoria dos processos da cadeia do pirarucu de manejo, que é o carro chefe da associação. É notável o crescimento, aprimoramento e avanços nessa cadeia, o que traz, consequentemente, geração de renda e melhorias na qualidade de vida dos associados.

Além do mais, a assembleia deste ano contou com dois momentos distintos de destaque. Um deles foi o desfile para a escolha da Musa do Pirarucu, uma novidade que reuniu 13 candidatas com uma representante de cada comunidade associada. Das treze, três foram classificadas e levaram premiação em dinheiro. Outro momento de destaque foi a comemoração dos 10 anos de fundação da AMAB com direito a bolo de aniversário e uma salva de palmas geral de todas as comunidades e parceiros presentes. Seguimos de pé aplaudindo os trabalhos da AMAB, que com todos os desafios, vem sendo reconhecida pelo cultivo e fortalecimento das tradições ribeirinhas!

Fotos: Raqueline Nery

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.