COMUNICAÇÃO

Encontro de casais: estratégia para alcançar a equidade de gênero e fortalecer a família em comunidades do Médio Juruá

Com olhar sensível e atento às questões de gênero, a comunidade do Lago Serrado deu mais um passo no combate ao machismo estrutural

Por Thais Vieira Alves

“Nós entendemos que tudo funciona bem quando a família está bem”, aponta Fernanda Moraes, presidente da Associação de Moradores do Baixo Médio Juruá (AMAB). Com esse pensamento, ocorreu no dia 09 de novembro de 2022, na comunidade Lago Serrado, na região do baixo Médio Juruá, o Encontro de Casais. O evento teve como principal objetivo o fortalecimento do casal, família e o empoderamento das mulheres que reflete, posteriormente, na comunidade e no território como um todo.

Com 33 participantes, o evento reuniu 14 casais, dentre lideranças, parceiros e comunitários. Fernanda relata que a ideia a princípio era realizar uma roda de conversa apenas com as mulheres e posteriormente um encontro de casais, porém perceberam a importância de os casais serem a prioridade desde o primeiro momento.

“O machismo ainda é muito predominante em nossa área e, em função disso, a possibilidade de as mulheres não comparecerem a esta reunião era muito grande, por isso decidimos reunir o casal para que ambos pudessem ver o quanto a participação em um momento como este é importante e que ao saírem de suas casas estão indo em busca de conhecimento para o bem-estar da família e da comunidade”, relata Fernanda Moraes, presidente da AMAB. 

Ações e campanhas como essa, pautadas na escuta sensível, palestras e dinâmicas nas comunidades, são primordiais para a quebra de preconceitos e o entendimento de que os direitos são iguais e independem de gênero. Os homens têm papel fundamental nessa luta, que é coletiva e traz imensos benefícios para o bem-estar da mulher e da família. Fernanda expressa o entusiasmo de ser uma liderança comunitária feminina à frente do evento: “Como mulher vejo que estamos dando um grande passo, não me imaginava presidente de uma associação até então comandada por homens e tão pouco pensava que um dia momentos como estes pudessem acontecer em nossas comunidades”. 

O evento contou com diversas atividades na programação, incluindo uma equipe da saúde realizando atendimentos como: exames preventivos, teste de hepatite C, exame de Glicose, teste de PCA para os homens e uma palestra sobre planejamento familiar e a saúde do homem e da mulher. Além da presença de uma psicóloga que explanou sobre o fortalecimento de vínculo familiar e resolução de conflitos leves. Para encerrar a noite, foi ofertado um jantar para os casais e algumas dinâmicas.

Registro do evento “Encontro de casais” realizado na comunidade Lago Serrado no dia 09 de novembro de 2022. Foto: Acervo Instituto Juruá.

Esse evento está em harmonia com as iniciativas globais preconizadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), no que se refere ao ODS 5 – Igualdade de gênero – que tem por objetivo “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. O pioneirismo dessa iniciativa na região é uma grande conquista.

Cabe destacar que recentemente foram divulgados os resultados do Diagnóstico de Gênero e Juventude nas Cadeias de Valor do Médio Juruá que teve como um de seus principais apontamentos o fato de que os homens são os que protagonizam, majoritariamente, os espaços públicos, dialógicos e de tomada de decisão, enquanto fica reservado às mulheres, principalmente, a vida e o trabalho no espaço privado de casa. O diagnóstico visou, através da materialização do cenário em dados de pesquisa, evidenciar a importância das mulheres no sucesso e manutenção das cadeias produtivas na região.

O encontro de casais é, portanto, mais um passo em direção a valorização do trabalho feminino que contribui para o fortalecimento familiar. “Queremos mostrar a importância da mulher no relacionamento e em tudo que fazemos, a base familiar é algo que precisa de uma atenção especial e isso nos encoraja a prosseguir, eu vejo o quanto ainda precisamos trabalhar para que a mente masculina se torne mais aberta, mais sensível a estes momentos” reflete Fernanda.

Colaboraram para a execução do evento diversas organizações locais e parceiros: Associação dos Moradores Agroextrativistas do Baixo Médio Juruá (AMAB), Associação de Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), Associação de Mulheres Agroextrativistas do Médio Juruá (ASMAMJ), Associação dos Moradores Agroextrativistas do Baixo Médio Juruá (AMAB), Instituto Juruá, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA Amazonas), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Prefeitura de Carauari, Secretaria Municipal de Saúde de Carauari (SEMSA).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp