Comunicação

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação Política para Jovens Lideranças do Território Médio Juruá

Por Maria Cunha, Almira Silva, e Phamela Barbosa

A região do Médio Juruá é conhecida por sua riqueza, seja por sua biodiversidade ou pela sua história. E, assim como o tempo, a história escrita pelos povos da floresta deste território, não para! Por isso, uma demanda constante das lideranças do Médio Juruá é de que a juventude levasse adiante todo o legado da luta socioambiental e das conquistas realizadas por quem fez história.

Fotografia por JLPC (Jovens Lutando Pela Caminhada)

Para transformar esse anseio em realidade o Fórum do Território Médio Juruá, como o apoio da da Sitawi no âmbito do Programa do Território Médio Juruá e da GIZ, PPA e em parceria com a SOS Amazônia  e o Instituto Juruá estão lançando esse ano o primeiro Curso de Formação Política para Jovens Lideranças do Território Médio Juruá. 

O curso tem como objetivo fortalecer o as instituições locais e a organização comunitária envolvimento comunitário, as organizações de base, e suas lideranças na luta por seus direitos. O  primeiro módulo tratará o tema “Ser liderança, a organização comunitária, democracia e cidadania”, nesse módulo os participantes terão uma visão sobre a importância dos movimentos populares e sua organização coletiva para a transformação local. O segundo módulo nomeado,  “Associativismo e Cooperativismo” irá abordar essas formas de organização e atuação no território, bem como suas finalidades e funcionamento. Por fim, o último módulo, com o tema “Políticas públicas e organização governamental”, discutirá de que forma as comunidades do Médio Juruá podem incidir politicamente para impactar e transformar a realidade local. A execução pedagógica do curso será conduzida pela organização SOS Amazônia, criada em 1988, no estado do Acre, cuja missão é promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia.

Fotografia por JLPC (Jovens Lutando Pela Caminhada)

“Entendo que o curso terá como objetivo empoderar as comunidades tradicionais para o fortalecimento organizacional do território, das organizações sociais, e cadeias produtivas do Médio Juruá, visto que o empoderamento das lideranças é “peça” chave para o desenvolvimento de qualquer iniciativa e de qualquer comunidade e território.” diz Maic , liderança da comunidade São Raimundo e Colaborador Local que está apoiando na execução do curso.

Serão oferecidas 52 vagas distribuídas de forma justa e representativa entre as comunidades ribeirinhas do território, com base nos critérios de seleção elaborados pelas principais lideranças locais, com igual atenção para as questões de inclusão de grupos vulneráveis como mulheres, mulheres com filhos, e povos indígenas. O período de inscrição para o processo seletivo para a participação no curso teve início no dia 9 de fevereiro de 2024 e se estende até o dia 07 de março de 2024. As inscrições poderão ser realizadas através de preenchimento de formulário e envio por WhatsApp (68 9.9242-2514). Para mais informações sobre o curso, basta acessar o edital que se encontra em nosso Instagram, ou até mesmo pelo contato do WhatsApp citado acima.

Entendendo que a realização deste curso no território já é um ato político por si só, todo o processo está sendo co-construído e pensado com as organizações de base comunitária, na entidade do Comitê Gestor do Fórum Território Médio Juruá, e organizações parceiras como a Sitawi, PPA, GIZ e SOS Amazônia.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

plugins premium WordPress