COMUNICAÇÃO

Instituto Juruá participa de capacitação em Proteção Safeguarding

Por Clara Machado

A equipe do Instituto Juruá participou de uma capacitação em Proteção Safeguarding oferecida pela Synchronicity Earth. A Proteção Safeguarding é um conjunto de normas estabelecidas por instituições sem fins lucrativos para garantir que os riscos levados para as comunidades onde atuam sejam evitados ou minimizados.

Sabemos que a entrada de pesquisadores, trabalhadores de ONGs e pessoas estrangeiras em comunidades tradicionais sempre é acompanhada de conflitos culturais e relações de poder que podem gerar riscos às comunidades envolvidas, ainda que de forma não intencional. Por isso, se faz importante o estabelecimento de uma política, com normas de conduta bem definidas que devem ser adotadas por todos que atuem em nome da instituição.

Com esta capacitação, o Instituto Juruá iniciou a construção desta política, buscando evitar as ameaças que as pessoas envolvidas possam levar às comunidades do Médio Juruá. Esta política será compartilhada com todos que atuarem no Instituto Juruá, informando os valores da instituição, as condutas inegociáveis e estabelecendo normas e comportamentos que respeitem e valorizem a cultura da região.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp