COMUNICAÇÃO

Turma do Juruá, animação educativa sobre a megafauna aquática amazônica está no ar!

O rio secou, e agora?” Esse é o nome de uma aventura que envolve os gigantes dos rios e já está disponível para os pequenos assistirem!

Por Clara Machado e Andressa Scabin

No episódio da animação Turma do Juruá, vamos conhecer Arapa, o pirarucu de coração grande, e sua filha Guiga, uma bodequinha que está agoniada com a seca natural do rio. Arapa conta para Guiga como eles chegaram no lago protegido onde vivem, em uma história engraçada que envolve perigos enfrentados e amizades feitas pelo caminho.

A animação é educativa e tem o objetivo de apresentar os animais da megafauna amazônica para as crianças e retratar as atividades de conservação feita pelas comunidades tradicionais que acontecem tanto no Médio Juruá quanto em outras partes da Amazônia. O episódio menciona a ameaça da pesca desregulada e da seca extrema em um cenário de mudanças climáticas e introduz, através de personagens carismáticos, três espécies emblemáticas da megafauna dos rios amazônicos: o pirarucu, o jacaré-açu e a tartaruga-da-Amazônia.

No fim do mês de fevereiro, o Instituto Juruá realizará um curso para professores rurais em parceria com a Secretaria de Educação de Carauari, e esse episódio integrará o material disponibilizado para professores rurais do município. O episódio será apresentado durante o curso com a intenção de que os educadores utilizem em suas práticas pedagógicas em suas comunidades.

O episódio piloto de “Turma do Juruá” faz parte do componente de comunicação do projeto Guardiões dos Rios: Conservação de Base Comunitária da Megafauna Aquática Amazônica, um projeto que teve início em 2022 e está recebendo suporte da National Geographic Society e Rolex para sua execução. Esse primeiro episódio já inspirou seus produtores na criação de uma série com episódios de continuidade, que incluirão outras espécies da megafauna aquática como o peixe-boi e o boto-cor-de-rosa em novas aventuras pelo rio Juruá. 

A realização dessa animação é parte de uma parceria entre Instituto Juruá e as associações e instituições que compõem o Fórum do Território Médio Juruá (FTMJ). A execução de “Turma do Juruá” é por Eldorado Arte Digital, com criação de Renato Barreto e Pablo Carvalho, dublagem de Jonathan Faria (Arapa) e Rafaela Duarte (Guiga), produção executiva por Fernanda Arraz, direção de áudio de Napoleão Cunha, efeitos sonoros, trilha sonora e mixagem por Attitude Áudio Criação e seu produtor Newton Carvalho, e supervisão criativa do Instituto Juruá por Andressa Scabin, Clara Machado, Maria Cunha e Phamela Barbosa.

Agradecimento especial a Henrique Cunha pelos conselhos na concepção da paisagem do lago.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp