Por Clara Machado
Entre os meses de junho e julho foi oferecido o curso “Práticas Educomunicativas Socioambientais Aplicadas à Promoção do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”, de forma remota pela Embrapa Amazônia Ocidental e Embrapa Rondônia em parceria com o Instituto Juruá. O curso foi estruturado em quatro módulos, via Google Meet, sobre diferentes ferramentas de educomunicação com o objetivo de auxiliar os comunicadores das associações do Médio Juruá a produzirem informação e divulgarem suas atividades, projetos e sonhos.
O curso contou com atividades de capacitação sobre produção de conteúdos para redes sociais, narrativas em áudio e narrativas audiovisuais, mediados por comunicadoras da Embrapa e do Instituto Juruá. Apesar das dificuldades impostas pelo isolamento social e de conexão à internet, houve grande adesão dos participantes. Nove diferentes organizações locais do Médio Juruá marcaram presença no curso, que teve cerca de trinta alunos no total. Os participantes se reuniram em polos de conexão localizados nas comunidades do Roque, São Raimundo, Bauana, Nova Esperança e em Carauari, tomando os devidos cuidados de prevenção à COVID-19.
Acompanhe as organizações nas redes sociais para ficar por dentro das suas futuras produções:
- Associação de Mulheres Agroextrativistas do Medio Juruá: @asmamj.mulheres
- Cooperativa Mista de Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária do Médio Juruá: @codaemj Casa Familiar Rural: @casa_familiar_rural_carauari
- Associação dos Moradores Agorextrativista de Desenvolvimento Sustentável Uacari: @associacao.amaru
- Fundo de Repartição de Benefícios do Médio Juruá: @fundomediojurua
- Associação dos Produtores Rurais de Carauari: @asprocmediojurua