COMUNICAÇÃO

Diretor geral do Instituto Juruá, João Campos-Silva, é reconhecido como “herói do meio ambiente” pela CNN Internacional

Por Clara Machado

Após ter sido premiado no Rolex Awards for Enterprise em 2019, o diretor geral do Instituto Juruá, João Vitor Campos-Silva, foi reconhecido como um herói do meio ambiente para nos inspirar em 2021. A lista elaborada pela CNN International – “Environmental heroes to inspire you in 2021” – menciona pessoas de diferentes partes do mundo com trabalhos relacionados ao meio ambiente para seguirmos otimistas no ano que se inicia.

Nesta lista inspiradora, João está ao lado do argentino Pablo Borboroglu que atua na conservação de pinguins, Valerie Akuredusenge com seu trabalho de conservação de gorilas-da-montanha e educação ambiental em escolas, a navegadora Emily Penn que reuniu uma tripulação inteiramente feminina para navegar por anos, alertando aos danos causados pelo plástico nos oceanos, um grupo de estudantes que promoveram uma COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) virtual para debaterem as mudanças climáticas em meio a pandemia, uma vez que o evento oficial não pode ocorrer no ano de 2020, entre outras histórias incríveis, contadas ao longo do ano passado no projeto Call to Earth.

O trabalho incansável que João desempenha na busca de alinhar a conservação da biodiversidade e o bem-estar humano gera frutos no rio Juruá, sobretudo dos seus esforços científicos para a construção do manejo participativo do pirarucu na região. O reconhecimento é parte gratificante deste processo e a divulgação dos resultados do médio Juruá podem inspirar novas iniciativas em conservação mundo afora. João, o nosso querido JB, é um dos elos de uma enorme corrente de pessoas interessadas, engajadas e otimistas que se unem no médio Juruá para que sonhos se materializem, e trabalham de forma coletiva acreditando que um futuro sustentável para a Amazônia só será possível se a conservação garantir qualidade de vida para as comunidades locais. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp