COMUNICAÇÃO

Enfrentamento à COVID-19 no médio Juruá

Por Clara Machado

De acordo com o Boletim de 29 de setembro, foram registrados 2.134 casos e 17 óbitos causados pela COVID-19 no município de Carauari. No geral os casos que ocorreram nas comunidades rurais foram leves ou moderados e recuperados sem necessidade de transferência à hospitais da cidade. Para ajudar a conter a disseminação da COVID-19 na região do Médio Juruá, o poder público, lideranças comunitárias e instituições parceiras estão unindo esforços. Mais de duas mil famílias contempladas pelas campanhas nos municípios de Carauari, Itamarati e Juruá receberam álcool 70%, material de limpeza, cestas básicas, máscaras de proteção e protetores faciais, além de apoio logístico, como combustível, disponibilização de barcos e tripulações para que o material navegue em segurança pelas sinuosidades do rio Juruá.

As ações realizadas nas comunidades seguem um padrão de testagem, com toda a tripulação realizando o teste rápido de detecção do novo coronavírus. Além das doações, são realizadas atividades informativas e de capacitação junto aos agentes locais de saúde. As costureiras da região foram incentivadas pela prefeitura a produzirem máscaras de tecido para proteção individual. Estas medidas estão auxiliando a minimizar os impactos da pandemia, que afeta diretamente a economia da região com a interrupção de cadeias produtivas, a paralisação das atividades e a necessidade de visitar a cidade com maior frequência.

Foto: Eliane Soares

Toda esta rede de apoio envolve muitos atores, que juntos prestam apoio incansável às comunidades impactadas. A atuação em campo é coordenada pela Associação de Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) e conta com o apoio de diversas organizações, incluindo a Associação de Moradores Agroextrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari (AMARU), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA/DEMUC), Associação de Mulheres Agroextrativistas do Médio Juruá (ASMAMJ), Cooperativa Mista de Desenvolvimento Sustentável da Reserva do Médio Juruá (CODAEMJ), Associação do Povo Deni do Rio Xeruã (ASPODEX), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prefeitura Municipal de Carauari, NATURA, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto Juruá (IJ), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), SITAWI, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fundação Banco do Brasil, Coca-Cola, Lojas Americanas, Fundação Avina, Serviço Florestal Norte Americano e Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

O enfrentamento dos impactos COVID-19 nas comunidades rurais é uma ação coletiva que depende dos esforços de todos. Caso queiram contribuir para que a ação continue, o Instituto Juruá se coloca à disposição para que sua doação chegue nas mãos de quem realmente precisa (doe aqui). Toda contribuição é bem-vinda!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp