COMUNICAÇÃO

Equipe do Instituto Juruá colabora com fortalecimento da AAEPPRI a partir de oficinas de associativismo, em Itamarati (AM)

Oficina para elaboração da missão e visão da associação, revisão do Estatuto e construção do Planejamento Estratégico estiveram na programação da primeira reunião da diretoria da associação.

Por Camila Figueiredo

Entre os dias 5 e 7 de abril de 2023, a equipe do Instituto Juruá apoiou a realização da I Reunião da Diretoria da AAEPPRI (Associação Ambiental de Extrativistas Pescadores e Produtores Rurais de Itamarati), no município de Itamarati.

Em viagem à Itamarati para avançar nas etapas da homologação de um acordo de pesca na região, membros do Instituto Juruá se reuniram com representantes da AAEPPRI para criar estratégias de fortalecimento da associação neste momento oportuno que é a introdução do acordo de pesca e do manejo do pirarucu na região. Palestras, círculos de integração, oficinas para elaboração do “rio do tempo”, da missão e visão da associação, revisão do Estatuto e construção do Planejamento Estratégico estiveram na programação. 

Equipe do Instituto Juruá em viagem ao município de Itamarati (AM) para avançar na homologação do acordo de pesca e realizar ações de fortalecimento da associação AAEPPRI.

Para a equipe do Instituto Juruá este encontro inédito foi visto com grande entusiasmo. Projetos de incentivo ao associativismo na região são raros e a acessibilidade entre uma comunidade e outra em Itamarati é difícil, ocasionando uma baixa interatividade entre os membros da diretoria.

Um dos objetivos do Instituto Juruá foi o de assessorar a AAEPPRI na organização social e no acesso a recursos e políticas públicas. A construção da programação se deu de forma conjunta com a associação, tomando como base uma abordagem dos programas de aceleração de impacto social, o que incluiu atividades como palestras, rodas de conversas, oficinas, revisão do estatuto social, construção do “Rio do Tempo” (linha histórica da AAEPPRI), análise da matriz FOFA (metodologia que avalia fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças) e elaboração do planejamento estratégico. 

Metodologia do “Rio do tempo” sendo aplicada com associados para compreensão do panorama geral da AAEPPRI desde a sua concepção. Foto: Nathalia Messina.

Com isso, o Instituto Juruá tem contribuído para o fortalecimento da AAEPPRI em Itamarati para que o município possa potencializar o contexto do associativismo e cooperativismo local, na promoção de melhorias em todos os eixos da sustentabilidade e como uma possibilidade de organização social das comunidades ribeirinhas, controle da biodiversidade, aumento do estoque de pescado, geração de renda, soberania alimentar, entre outros assuntos de mesma importância.

Nathália Messina, analista socioambiental do Instituto Juruá, está satisfeita com os resultados oriundos desta primeira reunião: “a AAEPPRI sai mais fortalecida, com possibilidade de vislumbrar a realização de uma boa entrega para o próximo mandato e maiores chances do município de Itamarati homologar a lei do acordo de pesca e o manejo do pirarucu”.  

Messina ressalta ainda que “o encontro proporcionou um aprendizado riquíssimo em um momento muito oportuno para o fomento do eixo social do Instituto Juruá, a partir do Programa de Fortalecimento Comunitário, que busca apoiar as organizações comunitárias, o fortalecimento de vínculos, o desenvolvimento de capacidades, o fortalecimento institucional, enfim, o poder de transformação e superação da realidade vivida”. 

Membros da diretoria e do conselho fiscal da AAEPPRI que participaram do encontro e das ações de fortalecimento da associação. Na foto central, temos o presidente, o vice-presidente e a primeira suplente do conselho fiscal, esses dois últimos que não estiveram presentes no encontro, mas que receberam vista posterior para nivelamento de tudo que foi realizado. Fotos: Nathalia Messina.

Ao final das ações de fortalecimento, com a formação de um time de jovens voluntários itamaratienses e a integração com demais membros da AAEPPRI, a equipe do Instituto Juruá está otimista que as atividades possam ser melhor executadas, com mais efetividade e descentralização das tarefas.

Reunião de acolhimento ao time de voluntários formado pela parceria do Instituto Juruá com a AAEPPRI. Fotos: Edimar Costa.

Como próximos passos, o Instituto Juruá tem como objetivo apoiar o cumprimento de tarefas previstas no planejamento estratégico construído, principalmente nas tarefas que dialogam com as frentes de atuação do Instituto, na maior integração com as comunidades ribeirinhas e na continuação do fortalecimento de vínculos entre diretores, conselheiros, associados da AAEPPRI e outros colaboradores.    

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp