COMUNICAÇÃO

Programa Cientistas da Floresta do Instituto Juruá promove curso de campo em Biologia da Conservação

E se a sala de aula fosse no meio da floresta amazônica?

Por Andressa Scabin e Júlio Cesar Voltolini

E se a aula incluísse sentir o chão de uma floresta sob os pés? Contar flores e frutos ao redor? estimar a altura das copas das árvores? Contar insetos voando e pulando enquanto passamos por eles? Avaliar como muda a luz e a temperatura dentro da floresta?

Foto: Bernardo Oliveira

Tudo isso é possível quando usamos a abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), uma modalidade de aprendizagem ativa na qual os alunos observam fenômenos naturais, elaboram perguntas científicas, coletam e analisam seus dados e por fim apresentam seus resultados. 

Utilizando essa abordagem, os professores Júlio Cesar Voltolini e Andressa Bárbara Scabin conduziram o curso de campo em Biologia da Conservação entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2021 para 20 alunos do ensino médio da Casa Familiar da Floresta, na Base de Campina localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari. 

Foto: Júlio César Voltolini

Durante o curso os alunos divididos em 4 grupos investigaram diferentes perguntas científicas, que incluíram, por exemplo, um estudo sobre a abundância da palmeira murumuru, uma espécie chave do extrativismo de sementes oleaginosas na região. 

Definidas as perguntas de cada grupo, os alunos passaram por todas as etapas do método científico desde a coleta de dados em campo, sistematização e análise de dados, preparo de relatório e de apresentação de slides utilizando programas de computador como excel, word e powerpoint e finalizaram o curso com uma apresentação oral dos resultados em um evento simulando um congresso científico. 

O curso foi concluído com a produção de um livro de resumos contendo todos os projetos desenvolvidos, que foi disponibilizado para os alunos, mas que também está disponível para download em nosso site.

“Durante o curso eu adquiri vários conhecimentos e várias técnicas e isso eu não vou guardar só para mim vou continuar expandindo para meus colegas nas comunidades” Eleonilda Cunha aluna do ensino médio da Casa Familiar da Floresta que pretende seguir a carreira de engenheira florestal.

O programa Cientistas da Floresta pretende não somente trazer cursos e capacitações como o curso de Biologia da Conservação para motivar a formação de cientistas locais, mas também proporcionar oportunidades para que pessoas das comunidades participem ativamente em projetos de pesquisa científica conduzidas pelo Instituto Juruá.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp