Por Rodrigo Carmino
Quando o assunto é saúde estamos diretamente falando de vida, vidas humanas ou vida animal, ambas são extremamente importantes. A Comunidade do Roque possui aproximadamente 700 pessoas, homens, mulheres, idosos, jovens e crianças, reféns de um único posto de saúde e um agente que atua no mesmo, todos à mercê do descaso da Secretaria de Saúde do Município de Carauari, que vem tratando de maneira banal a vida desses moradores.
O fato é que com a baixa das águas, começam a surgir os mosquitos transmissores da malária, aumentando drasticamente os números de pessoas doentes na mesma. O posto de saúde não disponibiliza nem dos próprios remédios para o tratamento da malária, e nem de pessoas capacitadas para a realização do exame dentro da comunidade, tornando assim o agravamento da doença mais complicado de ser tratado.
Foram feitas algumas perguntas para os moradores sobre suas concepções sobre a saúde dentro da comunidade, muitos relataram sua indignação para com os governantes em relação a negligência que estão agindo para com a vida dos cidadãos da comunidade. Já foi solicitado pelos lideres comunitários o pedido de ajuda, que a secretaria de saúde disponibilizasse os agentes que trabalham na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) com os medicamentos, e até o momento continua sem quaisquer respostas da mesma.
Outros ressaltaram que saúde não é só física ou mental, é também o lixo que se joga nas ruas, igarapés, rios e até mesmo dentro de nossas casas. É cada um ter a consciência de como gerenciar o seu lixo, evitar deixar a água parada. E muitos também mencionaram a COVID-19 e enfatizaram a importância de manter as mãos sempre higienizadas e usar sempre a máscara por respeito e consideração a própria vida e a do próximo. Mencionaram também que a covid veio destruindo famílias, fazendo surgir questionamentos e fazendo com que entendamos o quão importante é o toque de quem amamos.
–
Rodrigo de Souza Carmino tem 24 anos, reside na Comunidade do Roque, no município de Carauari (AM). É estudante de pedagogia, e sonhador de um mundo mais justo e igualitário