COMUNICAÇÃO

Vozes do Juruá, o podcast do Instituto Juruá estreou em novembro

Disponível toda quinta-feira nas principais plataformas de áudio, no Youtube, no site do Instituto Juruá e transmitido via whatsapp.

Por Clara Machado

Depois de cerca de um ano de idealização, capacitação da equipe e realização de entrevistas, o podcast Vozes do Juruá foi lançado no dia 17 de novembro de 2022. O projeto surgiu com a intenção de tornar mais acessível o trabalho de conservação realizado no Médio Juruá e na Amazônia, sobretudo para um público que ainda não está familiarizado com o tema. O uso das diferentes plataformas são ferramentas para amplificar as vozes de quem mora na floresta e trabalha pela sua conservação.

A primeira temporada “O Grande Peixe Vermelho” abordará o manejo do pirarucu, desde a sua idealização até as dificuldades encontradas para a sua comercialização. Serão cinco episódios narrativos, baseados em entrevistas com figuras importantes do movimento social do Médio Juruá, que constroem cotidianamente a história na qual a temporada se debruça. As entrevistas foram roteirizadas para esclarecer as informações mais específicas e deixar a escuta mais interessante.

A temporada contou com uma equipe diversa, na qual diferentes qualidades e talentos colaboraram para a construção do projeto. As entrevistas foram realizadas presencialmente por diferentes membros da equipe, inclusive por voluntários, conforme a oportunidade das atividades no Médio Juruá. O roteiro e a apresentação ficaram por conta da divulgadora científica Clara Machado e da talentosa comunicadora Maria Cunha, que é jovem liderança da comunidade São Raimundo, na Resex Médio Juruá. A música tema usada nos episódios é “Cabra de Sorte”, de João Victor Campos-Silva, que canta a fartura do Médio Juruá com muita poesia.

Além da distribuição nas principais plataformas de áudio, Youtube e site do Instituto Juruá, também foi criado um grupo de WhatsApp para que os episódios cheguem a moradores das comunidades onde não há acesso a internet. Dessa forma, com a entrada no grupo, os moradores poderão baixar os episódios quando conseguirem acesso, e assim repassar para outros interessados. Esperamos que os áudios possam, eventualmente,  incentivar novas comunidades a iniciar o manejo do pirarucu Amazônia afora, assim como trazer ainda mais orgulho para aquelas que já são manejadoras.

Os episódios vão ao ar toda a quinta-feira pela manhã, somente em português. Não perca!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp