COMUNICAÇÃO

Evento gastronômico leva chefes de cozinha a comunidade do Médio Juruá

Promovido pela marca coletiva Gosto da Amazônia, o evento proporcionou troca de saberes e sabores entre chefes de cozinha e moradores da comunidade São Raimundo.

Por Clara Machado

Entre os dias 2 e 9 de setembro, a comunidade São Raimundo, localizada na Reserva Extrativista do Médio Juruá, foi palco de um grande encontro da culinária brasileira. Nove chefes de cozinha foram convidados a visitar a comunidade para trocar experiências sobre a culinária amazônica e, principalmente, sobre o pirarucu manejado na região. Foram cerca de 60 convidados na expedição, dentre chefes de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Manaus, que já trabalham em seus restaurantes com o pirarucu manejado da marca coletiva Gosto da Amazônia, a principal realizadora do evento. O grupo também contava com representantes de restaurantes, de distribuidoras que comercializam o pirarucu manejado, jornalistas, financiadores e de associações parceiras da Gosto da Amazônia.

No primeiro dia de visitação, os convidados conheceram a comunidade São Raimundo, que é uma referência do manejo do pirarucu no Médio Juruá. Conheceram os moradores, os roçados e a área de floresta da comunidade. No segundo dia,  os convidados foram apresentados a uma estrada de seringa, onde foi demonstrada a atividade do extrativismo do látex, desempenhada de forma histórica na região

Chefes e comitiva conhecem a roça da comunidade São Raimundo (Foto: Bruno Kelly)
Convidados são guiados por uma estrada de seringa (Foto: Bruno Kelly)

O momento principal do evento ocorreu neste segundo dia, quando os chefes cozinharam pratos com o pirarucu e ofereceram um momento de degustação para a comunidade. Por sua vez, os moradores também cozinharam para os visitantes, e o grande almoço coletivo foi um momento de troca gastronômica. “O evento foi super legal, uma troca de experiência incrível entre eles e a comunidade”, relata Maria Cunha, moradora da comunidade que também ajudou na organização do evento. 

Almoço coletivo promove troca de conhecimentos entre chefes de cozinha de diferentes partes do país e moradores da comunidade São Raimundo (Fotos: Bruno Kelly | Gosto da Amazônia).

No terceiro dia de evento, os convidados visitaram um lago onde é realizado o manejo do pirarucu e puderam vivenciar a experiência da pesca de um dos produtos mais importantes de seus restaurantes: o pirarucu selvagem de manejo. Priscila Deus, chefe executiva do restaurante Pobre Juan, exaltou o produto oferecido pela marca coletiva: “estou encantada, acho que a gente deve levantar a bandeira da Gosto da Amazônia. Eu sempre tive muito orgulho de comprar esse produto, mas estar aqui é diferente, é emocionante!” 

Convidados da comunidade São Raimundo conhecem de perto a pesca de um dos principais peixes de seus restaurantes: o pirarucu selvagem de manejo da Gosto da Amazônia. (Fotos: Bruno Kelly | Gosto da Amazônia).

A Gosto da Amazônia é fruto da cooperação internacional entre o governo do Brasil e dos EUA, executada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Serviço Florestal dos EUA (USFS), com recursos da Agência para Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID) e participação da Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Memorial Chico Mendes (MCM), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), Associação dos Comunitários que trabalham com Desenvolvimento Sustentável no Município de Jutaí (ACJ), Instituto Juruá, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SINDRIO).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp