COMUNICAÇÃO

Instituto Juruá fortalece parceria com los hermanos de Proyecto VASI em Pucallpa, Peru

Proyecto VASI pretende fortalecer parceria com o Instituto Juruá para estabelecer o manejo do pirarucu na região.

Por Andressa Scabin

Nos dias 1 e 2 de março deste ano, os diretores do Instituto Juruá João Vitor Campos e Silva e Andressa Bárbara Scabin estiverem em Pucallpa, uma cidade no Peru, com objetivo de fortalecer uma aliança que já havia sido iniciada virtualmente desde 2021 com o Proyecto VASI (Amazonian Vision for na Integrated Sustainability).

O Instituto Juruá e o Proyecto VASI iniciaram um diálogo no início de 2021 para construírem uma proposta de intercâmbio de experiências principalmente relacionadas ao manejo do pirarucu. Desde então foi mantida a comunicação entre as organizações havendo alguns momentos de trocas de experiências na área de comunicação, captação de recursos e gestão organizacional.

O Proyecto VASI é uma organização de base comunitária composta por 9 comunidades da região de Loreto e que conta com apoio de pesquisadores e estudantes. A organização foi criada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades e contribuir para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais, o que se alinha completamente com a missão do Instituto Juruá.

Durante o encontro com os diretores fundadores do Proyecto VASI, Nancy Damman, Edgardo Gómez-Pisco e Javier Del Águila Chávez foram discutidas muitas possibilidades de parcerias em projetos e intercâmbios tanto relacionados ao manejo do pirarucu quanto iniciativas de implementação de sistemas agroflorestais.

Foto: Andressa Scabin

Após a apresentação do presidente do Instituto Juruá, João Vitor, sobre a proteção de lagos, acordos de pesca e sobre os impactos ecológicos e socioeconômicos do manejo do pirarucu no médio Juruá, alguns representantes do Proyecto VASI como o presidente Ytalo Lescano e o secretário Samuel Isamani declararam suas intenções de fortalecer a parceria com o Instituto Juruá para estabelecimento desse modelo na região de atuação da organização.

Essa visita ao Peru e a possibilidade de conhecer pessoalmente a equipe do Proyecto VASI fortaleceu um sentimento antigo sobre a necessidade de estreitarmos parcerias com os outros países da América Latina que possuem floresta Amazônica em seus territórios. Embora nossos idiomas sejam diferentes, nós enfrentamos desafios e temos oportunidades muito semelhantes e por isso é imprescindível aproximar nossa comunicação e aprender uns com os outros.

Equipe do Instituto Juruá e Proyecto Vasi

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp