COMUNICAÇÃO

Oficina de fotografia artística é realizada pelo Instituto Juruá

A fotografia foi trabalhada como ferramenta de expressão e fortalecimento da autoestima  dos jovens da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari

Por Andressa Scabin

Fotografar é uma maneira de expor ideias e sentimentos com o olhar de quem segura a câmera fotográfica ou, mais recentemente, o telefone celular. A proposta da oficina de fotografia ministrada pelo professor Júlio Cesar Voltolini no dia 6 de dezembro de 2021 foi de abrir um espaço para que os alunos mostrassem quem eles são e a maneira como eles enxergam o mundo através da fotografia.

Os 21 participantes da oficina, que ocorreu na base de Campina, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari, receberam instrução básica sobre luz, composição, enquadramento e logo iniciaram suas fotos utilizando seus próprios telefones celulares. A primeira prática trabalhou noções de fotografia comercial usando como exemplo objetos de artesanato indígena e elementos naturais como sementes, flores e folhas. Em um segundo momento alguns alunos serviram de modelos para que os outros praticassem fotografia de pessoas. A fotografia dos modelos masculinos e femininos também foi uma forma de trabalhar a autoestima dos alunos.

Fotos: Julio César Voltolini

Após as atividades práticas, as fotos passaram por uma análise técnica individualizada, que foi repassada aos alunos pelo professor. As fotos foram também trabalhadas em programas de edição de imagens com o apoio do fotógrafo e monitor do curso Bernardo Oliveira. Por fim, as melhores fotos foram apresentadas para a turma e as cinco mais impressionantes foram premiadas.

As cinco fotos premiadas

Um dos vencedores das cinco melhores fotos do curso foi o aluno de Ensino Médio Eduardo Lima de Souza, que relatou “através do oferecimento desses cursos, nós podemos ver que aqui dentro do Médio Juruá tem muitas pessoas talentosas, que muitas vezes não se desenvolvem por falta de oportunidades”. Além do Eduardo, foram premiados Douglas do Carmo Gondim, Joaquim Gomes de Lima, Manoel Nascimento da Silva e Luciano de Oliveira Farias.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp