COMUNICAÇÃO

Planejamento coletivo para ampliar horizontes: Assembleia Geral de Associação no Médio Juruá reúne população tradicional para devolutivas de projetos no território, planejamento de atividades e mudança de diretoria

A Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Baixo Médio Juruá (AMAB) reuniu mais de 100 pessoas, entre comunitários e organizações parceiras, para prestação de contas, eleição de nova presidência e elaboração de estratégias para o fortalecimento da associação

Por Thais Vieira Alves

Nos dias 13 e 14 de março de 2023, aconteceu na comunidade do Lago Serrado, a Assembleia Geral da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Baixo Médio Juruá – AMAB. Um evento importante que reuniu 116 pessoas do território em um planejamento coletivo para a Associação que vem a cada dia crescendo e conquistando grandes êxitos.

A Associação, criada em 2014 com o objetivo de defender os direitos sociais das populações na área do Acordo de Pesca no entorno das Unidades de Conservação do Médio Juruá, emerge hoje como referência para as outras associações de base local, reconhecida pelo seu trabalho, transparência e distribuição justa e equitativa dos benefícios entre comunitários e comunidades.

Comunitários e parceiros reunidos para o fortalecimento da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Baixo Médio Juruá na Assembleia Geral da Associação. Foto: Almira Nascimento.

Diversas instituições participaram desse momento de trocas de experiências e planejamento participativo. Além da oferta de atendimentos de saúde durante o evento, a Secretaria de Saúde do Município de Carauari (AM) compartilhou que no 24 de abril o barco do SUS estará nas comunidades, com atendimento e direito à maternidade. O representante do DEMUC/SEMA, Gilberto Olavo ressaltou a importância do processo de revisão do Acordo de Pesca na região do Médio Juruá para inserção de comunidades que não estão contempladas no ordenamento pesqueiro, bem como a continuidade das atividades de pesca pelas comunidades tradicionais.

O carro-chefe da AMAB é a comercialização do pirarucu e outros pescados, Fernanda Moraes, atual presidente da Associação, ressalta que o “trabalho de contagem do pirarucu com inclusão das mulheres fez toda diferença”. A II Oficina de Contagem do Pirarucu para Mulheres que ocorreu em setembro de 2022 em uma parceria do Instituto Juruá e AMAB, trouxe grande benefícios. Almira, articuladora local do Instituto Juruá, apontou o planejamento de mais uma oficina de contagem para mulheres na área do acordo de pesca, dessa vez, incluindo as mulheres indígenas.

Além das devolutivas quanto aos projetos finalizados e em execução pela AMAB, a assembleia também contou com o momento de mudança de diretoria. Fernanda reflete sobre a caminhada a frente da Associação: “foram dois anos de muito aprendizado ao representar as 100 mulheres, 128 pessoas e 100 famílias com o trabalho da AMAB para a melhoria da qualidade de vida das comunidades”.

A eleição para o mandato do triênio 2023-2026 ocorreu por meio de votação com chapa única que foi eleita e empossada, tendo novamente uma mulher na presidência, Fernanda Moraes cumprirá o novo mandato e relata que “ser presidente não significa ser uma pessoa cheia de poder, mas sim cheia de responsabilidade e comprometimento”, e relembrou os resultados alcançados e apresentados em assembleia, do manejo ao Encontro de Casais.

Eleição da nova diretoria da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Baixo Médio Juruá. Foto: Almira Nascimento.

Almira Nascimento, articuladora local do Instituto Juruá e vice-presidente da Comissão Eleitoral, reflete que “a assembleia da AMAB, foi um momento de transparência, comemoração dos resultados de uma luta de todos. Momento de demonstrar nossas fragilidades e da afirmação do porquê estamos aqui e porque estamos lutando”.

Por fim, com olhar no horizonte a AMAB emerge como uma organização que desafia os padrões convencionais e por meio do planejamento estratégico e tomadas de decisões coletivas materializa a sustentabilidade no território em suas mais diversas facetas.

A realização da assembleia teve o apoio de comunidades e instituições como: Instituto Juruá (IJ), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA/DEMUC), Fundo de Repartição de Benefícios do Médio Juruá (FRBMJ), Associação dos Moradores Agroextrativistas do Baixo Médio Juruá (AMAB), Prefeitura Municipal Carauari, Centro da Juventude, Fórum Território Médio Juruá (FTMJ), Sitawi Finanças do Bem, Prefeitura de Carauari, comunidades Lago Serrado e São João.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.