COMUNICAÇÃO

Pesquisa realizada no Médio Juruá revela desigualdades estruturais entre homens e mulheres extrativistas

Os resultados do Diagnóstico de Gênero do Médio Juruá ressaltam as diferenças no uso do tempo entre homens e mulheres, na remuneração pelo trabalho agroextrativista e as consequências da gravidez na adolescência.

Por Camila Duarte Ritter, Nathalia Messina e Clara Machado

As mulheres do Médio Juruá, reunidas em associação, definiram como prioridade, a necessidade de uma pesquisa diagnóstica que avaliasse as desigualdades de gênero históricas na região. Para entender melhor como as mulheres são afetadas pelo machismo estrutural que operou historicamente e continua a operar na realidade rural, a Associação de Mulheres Agroextrativistas do Médio Juruá (ASMAMJ) solicitou apoio para realizar o Diagnóstico de Gênero e Juventude nas Cadeias de Valor do Médio Juruá.

Em maio de 2022, uma equipe de pesquisadoras com a ajuda de seis jovens comunitários realizaram entrevistas com mais de 300 adultos em diferentes comunidades do Médio Juruá. As perguntas dessas entrevistas foram elaboradas a partir de uma série de reuniões com lideranças e moradores do território para contemplar demandas reais a serem avaliadas. Além disso, foram feitas conversas em grupo focais para entender a participação de cada gênero nas cadeias de valor consolidadas na região: seringa, pirarucu, sementes oleaginosas, açaí, pescado e mandioca.

Equipe de entrevistadores durante expedição entre maio de junho de 2022. Foto: Fernanda Preto

Com os dados coletados e análises realizadas, o diagnóstico foi apresentado para as mulheres do território durante a Assembleia Geral da ASMAMJ, realizada na Comunidade do Roque entre os dias 6 e 8 de março deste ano.

Um resultado de destaque da pesquisa diz a respeito da distribuição do tempo do trabalho “produtivo” e “reprodutivo” entre homens e mulheres. As mulheres dedicam 34% do tempo ao trabalho doméstico e de cuidados familiares (ambos considerados trabalho “reprodutivo”), enquanto apenas 22% do tempo dos homens é direcionado para tais atividades. Além disso, um número significativamente maior de homens participa de reuniões entre comunidades, o que é um indicativo da influência díspar entre gêneros na tomada de decisão no território. 

Uma imagem contendo DiagramaDescrição gerada automaticamente
Porcentagem do uso do tempo por homens e mulheres no Médio Juruá. Fonte: Diagnóstico de Gênero e Juventude nas Cadeias de Valor do Médio Juruá.

Também é notável a diferença etária no perfil reprodutivo entre homens e mulheres. Enquanto 3% das mulheres tiveram filhos antes dos 14 anos (idade considerada legalmente capaz de haver consentimento) e 55% antes dos 18 anos (maioridade legal), nenhum homem teve filho antes dos 14 anos e 12% teve antes dos 18 anos. Esse dado é alarmante, visto que depois de ter filhos, mulheres estão bem mais sujeitas a interromperem seus estudos e trabalhos remunerados se comparado aos homens, sendo os cuidados com os filhos o principal fator da causa. 

Gráfico, HistogramaDescrição gerada automaticamente
Idade do primeiro filho. A linha vermelha contínua mostra o limite de 14 anos que é considerada a idade legal para o consentimento sexual e a linha tracejada destaca os 18 anos que é a maioridade legal. Fonte: Diagnóstico de Gênero e Juventude nas Cadeias de Valor do Médio Juruá.

Nesse contexto de gravidez precoce predominantemente feminina, associado com o maior tempo de dedicação de mulheres aos trabalhos domésticos e de cuidados, foram feitas algumas perguntas a integrantes da ASMAMJ: “de que forma a associação lida com essa realidade? Que ações e/ou medidas podem ser implementadas para minimizar o impacto da gravidez na adolescência, visto que o cuidado com filhos é um dos fatores apontados como responsáveis por afastar as mulheres do estudo, do mercado de trabalho, bem como das posições de lideranças em contextos sociais?”
A pesquisa contou com a resposta da Raqueline Nery, que é gestora ambiental, assessora da ASMAMJ, atual analista executiva do Fundo Médio Juruá (FMJ) e uma das forças femininas do Território Médio Juruá (TMJ). Raqueline relatou que a maneira de lidar com essa realidade é priorizar o acolhimento dessas mulheres, fazendo com que elas se sintam parte fundamental do processo de lutas e conquistas da ASMAMJ. Também destacou ações no eixo de saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Associação das Parteiras Tradicionais do Amazonas e Secretaria Municipal de Saúde de Carauari, com as quais foram realizadas oficinas de trocas de saberes sobre o uso de plantas medicinais e a oficina de resgate das parteiras tradicionais, onde foram inseridas pautas como a saúde da mulher e prevenção. 

Raqueline explica, ainda, que a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Carauari possibilita a realização de consultas ginecológicas e exames preventivos, porém, de modo pontual em eventos, ou seja, não é uma prática periódica. “Ainda temos muito a avançar. Acredito que poderiam ser inseridas atividades mais voltadas para o autoconhecimento, conhecimento do corpo e prevenção, pois, como os números mostram, ainda há um grande número de gravidez indesejada em jovens da região”, complementa a gestora ambiental.

Outro ponto de destaque no diagnóstico é o recebimento do pagamento das safras por cadeia de valor analisada, cuja destinação ora se faz mais para o homem, ora mais para a família, ora para estes dois. Em nenhuma cadeia de valor a mulher revelou receber mais ou igualmente a renda mediana de ambos, ainda que participe fortemente do trabalho, como no caso da cadeia da andiroba. 

Gráfico, Gráfico de caixa estreitaDescrição gerada automaticamente
Participação por etapa da cadeia da andiroba por (A) homens e (B) mulheres e (C) valores recebidos por safra por homens, mulheres e família. Fonte: Diagnóstico de Gênero e Juventude nas Cadeias de Valor do Médio Juruá.

Além do mais, as cadeias percebidas como mais rentáveis na região, que são a da Seringa e a do Pirarucu, são as que mulheres menos participam em suas etapas de trabalho. 

Gráfico, Gráfico de barrasDescrição gerada automaticamente
Participação por etapa da cadeia do pirarucu por (A) homens e (B) mulheres e (C) valores recebidos por safra por homens, mulheres e família. Fonte: Diagnóstico de Gênero e Juventude nas Cadeias de Valor do Médio Juruá.

Nas oficinas de grupo focal, uma narrativa foi replicada mais de uma vez sobre o modo como as mães transferem às filhas jovens os papéis de trabalho doméstico e cuidados dos membros da família, liberando os filhos do sexo masculino a usarem o tempo de maneira mais diversa: seja jogando futebol, estudando ou participando das etapas das cadeias produtivas – esta última atividade nem sempre como uma opção de escolha. Esta condição foi amplamente discutida durante e após a oficina da cadeia da seringa, ocorrida na Comunidade São Raimundo e deixou o alerta de Rosângela Cunha, presidenta da ASMAMJ e moradora desta comunidade: “se não houver a prática de ensinamento às mulheres, fica mais difícil delas participarem e serem reconhecidas como capazes”, reforçando o estereótipo de gênero. 

Gráfico, Gráfico de caixa estreitaDescrição gerada automaticamente
Participação por etapa da cadeia da seringa por (A) homens e (B) mulheres e (C) valores recebidos por safra por homens, mulheres e família. Fonte: Diagnóstico de Gênero e Juventude nas Cadeias de Valor do Médio Juruá.

Estereótipos de gênero construídos na cultura machista são aspectos do imaginário social que bloqueiam a autonomia das mulheres em múltiplas dimensões. O fato de os homens protagonizarem majoritariamente os espaços públicos e de tomada de decisão, se relaciona com sua vida social mais ativa, autônoma e diversa, enquanto às mulheres ficam reservados principalmente a vida e o trabalho no espaço privado da casa. 

O relatório completo do Diagnóstico de Gênero e Juventude nas Cadeias de Valor do Médio Juruá. está publicado e disponível para leitura. A execução desta pesquisa foi liderada pela Associação de Mulheres Agroextrativistas do Médio Juruá (ASMAMJ) em parceria com o Instituto Juruá e com o apoio do projeto “Cosméticos Sustentáveis da Amazônia”, que é uma parceria entre a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e as empresas Symrise e Natura, no âmbito do programa develoPPP do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp